Este número inaugural conta com ensaios inéditos de Lúcia Nagib, Manuela Penafria e Ismail Xavier na secção de Ensaios, um dossier temático, editado por Tiago Baptista, sobre cinefilia e novas tecnologias com artigos de Catherine Grant, Christian Keathley e Malte Hagener, e uma entrevista com Laura Mulvey. Estes artigos ilustram bem o desejo da Aniki de publicar textos que aliem uma forte componente teórica e conceptual à análise de obras individuais, no campo do cinema ou das manifestações mais recentes da imagem em movimento, sobre obras e autores consagrados ou ainda por descobrir.
A secção de recensões, editada por Maria do Carmo Piçarra, inclui textos críticos de Adriana Martins, Ana Balona de Oliveira, Ana Bela Morais e Graça P. Corrêa sobre novidades editoriais portuguesas e estrangeiras (Leonor Areal, TJ Demos e Miriam Hansen), bem como sobre algumas obras clássicas dos estudos de cinema (nesta edição, a obra chave de Lauro António sobre a censura cinematográfica em Portugal). Inclui ainda um texto de Raquel Schefer sobre a conferência internacional Visible Evidence.
Finalmente, a secção Exposições e Festivais de cinema, a cargo de Teresa Castro, com textos de Jorge Flores Velasco, Margarida Medeiros, Lúcia Ramos Monteiro e Pablo Cayuela, debruça-se sobre quatro acontecimentos: o festival equatoriano de cinema documental Edoc (realizado em quatro cidades equatorianas entre maio e junho de 2013), a exposição Film na Galeria Solar de Vila do Conde (junho-setembro 2013), o Doc’s Kingdom, seminário internacional sobre cinema documental (Faial-Pico, setembro de 2013) e a exposição Pasolini-Roma (Paris, Cinémathèque Française, outubro 2013-janeiro 2014). Esta escolha reflete a vontade da Aniki em tratar tanto manifestações nacionais de interesse internacional como a de alargar o espectro dos eventos cobertos a regiões e territórios – tanto no sentido geográfico como conceptual – ainda pouco conhecidos do panorama nacional.
No seu segundo número, que será lançado em julho de 2014, a Aniki publicará os primeiros ensaios que resultam do processo de edição por peer review, bem como um dossier temático editado por Carolin Overhoff Ferreira.
A chamada de artigos para as diversas secções da Aniki está aberta em permanência e o registo no sistema, e posterior autenticação, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Os Editores,
Tiago Baptista, Carolin Overhoff Ferreira, Susana Viegas, Maria do Carmo Piçarra, Teresa Castro e Daniel Ribas
Conselho Consultivo
Abílio Hernandez Cardoso, Universidade Portucalense, Portugal
Thomas Elsaesser, University of Amsterdam, Holanda
Malte Hagener, Philipps Universtät Marburg, Alemanha
Paulo Filipe Monteiro, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Laura Mulvey, Birkbeck College, University of London, Reino Unido
Lúcia Nagib, University of Reading, Reino Unido
Manuela Penafria, Universidade da Beira Interior, Portugal
Fernão Pessoa Ramos, Unicamp, Brasil
Jacques Rancière, Université Paris 8, França
D.N. Rodowick, Universidade de Harvard, Estados Unidos da América do Norte
Ismail Xavier, Universidade de São Paulo, Brasil