Anti-Escrita de Viagens? Relatórios de Arabistas Portugueses, Intérpretes das Missões Oficiais Enviadas ao Magrebe nos Séculos XVIII-XIX
Eva-Maria von Kemnitz
Universidade Católica Portuguesa
O corpus desta apresentação consiste nos relatórios de três arabistas portugueses, Fr. João de Sousa, Fr. José de Santo António Moura e Fr. Manuel Rebelo da Silva, que, na qualidade de intérpretes, acompanharam várias missões portuguesas enviadas ao Magrebe nos séculos XVIII-XIX. Estes relatórios estão relacionados com itinerários efectivamente percorridos pelos seus autores entre Portugal e Marrocos e entre Portugal e a Regência de Argel, o que em termos formais permite situar estes textos no âmbito genérico da Escrita de Viagens. Todavia, tais textos revelam características peculiares que os diferenciam bastante do referido género.
Estes ‘relatos’ oficiais não se destinavam ao público em geral, embora tivessem um destinatário definido, nomeadamente a Secretaria de Estado da Marinha e dos Assuntos Ultramarinos, instituição que, na altura, conduzia as negociações com o espaço do Magrebe. Os documentos de que nos ocuparemos não foram redigidos para serem divulgados ou publicados, nem o seu conteúdo visa o entretenimento, pelo que se afastam da chamada voyage pittoresque, que descreve paisagens, costumes e curiosidades. O seu objectivo é bem preciso: trata-se de facultar informações concretas e verídicas que possam auxiliar a tomada de decisões pelo Estado português no âmbito das relações internacionais. Os seus autores seguem um ‘guião’ pré-estabelecido que lhes indica os assuntos que devem ser contemplados, designadamente informações relativas às características dos regimes políticos dos países visitados, às instituições estatais, bem como informações de carácter estratégico, militar e económico. Os autores cujas obras abordamos viajam, assim, munidos de conhecimentos específicos, como o conhecimento das línguas e das culturas desses espaços, e os seus textos – ferramentas essenciais do processo de mediação cultural -, permitem-nos estudar a imagem que a elite política portuguesa foi formando das sociedades observadas nas suas mais diversas dimensões.
Seminário Permanente sobre Escrita de Viagens
CETAPS
FCSH, Universidade Nova de Lisboa
15 de Dezembro 2011
18 horas
Sala Multiusos 2, piso 4 (edifício ID, Av. de Berna, n. 26)
Envio de propostas de seminários futuros (título, abstract e mini cv do orador) para: rogerio_puga@hotmail.com