Artur Goulart de Melo Borges homenageado em Évora
Artur Goulart de Melo Borges, açoriano natural da Vila das Velas, S. Jorge, há três décadas radicado em Évora, cidade património mundial, foi homenageado pela Câmara Municipal de Évora, que lhe atribuiu a Medalha de Mérito Municipal – Classe de Prata – no dia 29 de junho p. p. numa sessão que teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho. Segundo os termos do documento oficial, a decisão camarária surge «como reconhecimento pelo seu contributo inegualável nas áreas da cultura em geral e da história da arte em particular, nomeadamente em Évora e no Alentejo, assim como pela sua qualidade humana e de investigador.
Artur Goulart de Melo Borges tem desenvolvido uma intensa actividade cultural em Évora e no Alentejo em geral que tem obtido reconhecimento não apenas local mas mesmo nacional particularmente no domínio da arte sacra. Ele é Vogal da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja; da Arquidiocese de Évora; Vogal da Comissão de Apoio a Iniciativas de Desenvolvimento Social e Cultural da Arquidiocese de Évora; autor do projecto museológico e organização do Museu de Arte Sacra de Elvas; desde Março de 2002, coordenador científico do Inventário do Património Artístico Móvel da Arquidiocese de Évora. Nesse âmbito já foram publicados nove volumes referentes aos concelhos de Arraiolos, Estremoz, Portel, Viana do Alentejo, Vila Viçosa, Alcácer do Sal, concelhos do Norte Alentejano (Mora, Avis e Ponte de Sor), e Elvas – Monforte – Sousel, Montemor-o-Novo (www.inventarioaevora.com.pt); Comissário da Exposição «Tesouros de Arte e Devoção», de Dezembro 2003 a Maio de 2004, coordenador e autor de vários textos do respectivo catálogo; Co-autor do livro O Santo Lenho da Sé de Évora.
Há dois anos Artur Goulart de Melo Borges foi também homenageado na sua terra natal, a Vila das Velas, onde lançou o livro de poemas No Fio das Palavras.
Registros Fotográficos:
Sessão Solene de Homenagem:
Fotos:Olegário Paz