Este conteúdo fez parte do "Blogue Comunidades", que se encontra descontinuado. A publicação é da responsabilidade dos seus autores.

Boas Festas – Açorianidade

<br /><img src="http://img.rtp.pt/icm//thumb/phpThumb.php?src=/images/9c/9c1383b5d99dace6a17e81bebe2b361f&w=420&sx=0&sy=0&sw=10000&sh=10000&q=75" /><br />(Vicente Gil, séc.XVI)<br /><br />

Boas Festas

PORQUE HOJE É SÁBADO

A minha ‘coleção de versos açorianos’ é conhecida pelos títulos de Açorianidade, netAntologia e PorqueHojeHeSabado e mais não pretende do que divulgar alguns traços culturais das nossas ilhas.

Porque hoje é sábado, uma vez que, por assim dizer, ‘sai’ aos sábados; netAntologia, porque a sua divulgação se faz pela ‘internet’ e não em suporte papel; Açorianidade, no sentido em que se usa a expressão «literatura açoriana», a saber, versos de autores naturais dos Açores, estejam onde estiverem, ou de não açorianos que cantam as nossas ilhas como se delas fossem naturais. O projeto começou a concretizar-se no dia 28 de Novembro de 2009 e tem vindo a crescer sábado a sábado, apenas interrompida nas ‘férias grandes’.

A partir de certa altura, que não sei precisar, as responsáveis, Irene Blayer e Lélia Nunes, entenderam que seria interessante postar os versos, texto e voz, no blogue Comunidades, dando-lhes assim mais ampla divulgação, proposta a que acedi com muito gosto. Por ocasião das festividades natalícias tenho selecionado poemas representativos da quadra: 2009 – Leons Briedis, “Repetição”; 2010 – Dias de Melo, “A longa história do menino pai”; 2011 – Ivone Chinita, “São Mateus, por exemplo”; 2012 – João Ilhéu, “Carta da América”.

Cumpre-me agradecer a aceitação que tem sido dada à iniciativa e desejar BOAS FESTAS à equipa responsável e a todos os ouvintes e/ou leitores(as).

Amadora, 24 de Dezembro de 2012

Olegário Paz