(…cont.)
Comparações entre a vida e as pessoas em Portugal e na Alemanha – texto, aqui, ainda sem correcções. (Curso de Português como Língua de Origem, Duisburg, Alemanha.)
As crianças cantam uma das canções mais populares da quadra natalina, animando os familiares presentes a acompanhá-las. (Curso de Português como Língua de Origem, Mülheim, Alemanha.)
Ensaio da peça de teatro “Hoje Há Fantoches / Branca de Neve e os Sete Anões”. (Curso de Língua e Cultura Portuguesas, Essen, Alemanha.)
Quando o Centro Portugês de Essen participa num evento cultural, há sempre alguns dos mais novos a ajudar. Essen, Alemanha.
Cartaz da tarde de cinema organizada pelas crianças do Curso de Lingua e Cultura Portuguesas, Essen, e do Centro Português de Essen: para divulgar Portugal e o 25 de Abril, e angariar fundos para o Projecto Intercâmbio, a realizar com crianças de outras comunidades portuguesas e de luso-descendentes.
Diferentes e iguais em todas as partes do mundo: quem não gosta de comer gelados e ficar com a língua colorida? O verão anuncia a sua chegada! (Curso de Português como Língua de Origem, Duisburg, Alemanha.)
Ângela Nunes é antropóloga. Portuguesa, nasceu em Moçambique, onde viveu até à adolescência. Fez os estudos universitários no Brasil e em Portugal, tendo participado em diversos projectos educacionais e científicos em ambos os países. É doutora em Antropologia, investigadora associada ao CIES/ISCTE e IE/Uminho, e bolseira da FCT/Portugal. No Brasil, colabora no PINEB/UFBA. As suas investigações têm focalizado as crianças das sociedades indígenas brasileiras e, mais recentemente, as crianças na diáspora portuguesa.
Ângela Nunes (CIES/ISCTE e IE/UMINHO)
NEIJ – Núcleo de Estudos da Infância e Juventude (CRIA)
http://neij-cria.blogspot.com
Crianças na Diáspora Portuguesa
http://criancasnadiaspora.blogspot.com
NOTA: Fotos da autora (copyright)