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Este conteúdo fez parte do "Blogue Comunidades", que se encontra descontinuado. A publicação é da responsabilidade dos seus autores.
Imagem de Documentário: “Salim na Intimidade : Maktub” por
Zéca Nunes Pires
Comunidades 10 dez, 2012, 04:01

Documentário: “Salim na Intimidade : Maktub” por Zéca Nunes Pires


“...outra coisa que eu repito sempre é que o autor escreve e o leitor reescreve. E quanto mais reescrevedores tem um autor, tanto melhor. É que a obra dele está atingindo um público maior e o leitor está ao mesmo tempo lendo aquilo que o autor escreveu, mas está também fazendo a sua própria versão daquilo que estava escrito."
                                                             Salim Miguel,escritor

     

«SALIM MIGUEL na Intimidade: Maktub »

É um documentário sobre a vida e a obra do escritor Salim Miguel, dirigido por Zeca Nunes Pires. Realizado pelo Núcleo de Documentários do DAC/SECULT/UFSC, o filme vem sendo gravado desde 2004 quando o escritor completou 80 anos. O documentário narrado pelo próprio escritor e por amigos, aborda o processo de criação, O Grupo Sul, os momentos íntimos da vida de Salim Miguel. A equipe do documentário é composta por estagiários do Curso de Cinema da UFSC. Gustavo Remor Moritz e Anderson Brito estão neste trabalho desde 2009 nas áreas de filmagem e edição, além de Gustavo Triani, que iniciou neste ano na digitalização iconográfica do filme. A professora de tradução da UFSC Luiciana Rassier, tradutora do livro de Salim Miguel, “Primeiro de Abril”, para a língua francesa, colabora como pesquisadora.
“Salim na intimidade” – Maktub, teve sua pré-estreia no dia 7 de dezembro, sexta-feira, no Teatro da UFSC, encerrando a programação de Arte do DAC.
O projeto de Zeca Nunes Pires é uma homenagem ao escritor modernista, que foi melhor amigo de seu pai. No documentário, Salim narra as próprias histórias, com a participação de alguns amigos,como o escritor Silveira de Souza (na foto abaixo com Zéca Pires)

Documentário: "Salim na Intimidade : Maktub" por
Zéca Nunes Pires

A produção reuniu fotos antigas e depoimentos de familiares do artista e profissionais da área.

O documentário é uma realização da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Núcleo de Documentário do Departamento Artístico Cultural/Secretaria e TV UFSC, e da Academia Catarinense de Letras. A produção obteve apoio institucional da Academia Brasileira de Letras, Fundação Cultural Badesc e Cinemateca Brasileira.

Sobre SALIM MIGUEL assim falou o CINEASTA:

Salim Miguel, um escritor diferenciado

Tudo que se possa fazer para homenagear o escritor Salim Miguel é pouco, pois não conseguirá dar a dimensão do ser humano que ele é. Com o melhor amigo do meu pai, ouvi dizer, por diversas vezes que me conhecia antes mesmo de eu ter nascido. Ainda na barriga da minha mãe, ele já dizia me conhecer. Acho até que ele tem razão. Esse bruxo-líbano-biguaçuense foi encantando e incomodando a cidade pela palavra, pela escrita e pelo humanismo. Até que o prenderam, ele e a Eglê, colocaram fogo na livraria dele e os expulsaram da Ilha. Com a mulher e os filhos, Salim foi tentar a vida na cidade maravilhosa. Vida difícil para quem só sabia escrever e falar sobre ideias e ideais. Como ele próprio fala, “Existe escritor que diz que não escreve para o leitor. Ninguém deve escrever para o leitor, mas ninguém deve esquecer o leitor, que é coisa diferente de escrever para o leitor. E eu escrevo por uma necessidade interior, eu escrevo porque não sei fazer outra coisa a não ser ler e escrever. Eu não sei trocar uma lâmpada. Eu só sei ler, escrever, ouvir música e conversar. Eu sou conversador impenitente que enche a cara do leitor, do meu ouvinte falando demais”.

Assim que a vida permitiu, ele voltou à Ilha. Agora com um batalhão de amigos. A Literatura, a palavra e a amizade foram suas armas. Um dia, o Aníbal Nunes Pires, de quem eu sempre ouvia maravilhas desse meu amigo invisível, nos deixou. Logo depois, minha vida se cruza com a do Salim, agora fora do ventre da minha mãe. No início, ouvia suas histórias com atenção e lamentava não ter uma câmera para gravar e dividir o prazer de ouvi-lo com meus amigos. Fiz o contrário, levava meus companheiros de curso de jornalismo na editora da UFSC, onde trabalhávamos, para escutá-lo: “outra coisa que eu repito sempre é que o autor escreve e o leitor reescreve. E quanto mais reescrevedores tem um autor, tanto melhor. É que a obra dele está atingindo um público maior e o leitor está ao mesmo tempo lendo aquilo que o autor escreveu, mas está também fazendo a sua própria versão daquilo que estava escrito”.

Salim me apresentou o que era simples e importante para a vida: amor, amigos, livros, arte, intuição, dedicação e estudo. Ele me mostrou que o cinema era possível mesmo em Santa Catarina e me revelou o humanismo como uma das melhores formas de encarar a vida. Sem nenhum sentimento de retribuição ou comparação, Salim Miguel fez o que meu pai, seu grande amigo, tentou praticar em outrora. Sobre o cinema também me disse: “Chega um dia em que as salas escuras não bastam. Há necessidade da pessoa que se interessa por cinema se experimentar, fazer também suas tentativas”. E ainda arrematou: “Uma coisa curiosa é que eu percebo nitidamente que há uma influência do cinema na minha literatura, mas os meus livros não são facilmente, nem sei se serão adaptáveis para o cinema, embora a influência do cinema seja visível na questão visual, eu procuro muito além do psicólogo e social que tem na minha obra, ou que pelo menos eu imagino que tenha, há também o visual, há também cenas onde a pessoa estivesse mais vendo do que simplesmente percebendo aquilo que eu estou dizendo”.

Do escritor que se tornou quase um pai para mim, pensei como um desafio: ainda tenho que fazer um documentário sobre esse amigo especial! Não imaginava que teria que vencer tantos medos interiores para finalizar um documentário de uma pessoa tão próxima. Melhor seria mesmo correr da raia. Até que chegaram alguns colaboradores: Guga, meu principal assistente, Anderson e Gustavo. Os três alunos do Curso de Cinema da UFSC, além da professora e tradutora Luciana Rassier. E o documentário? Sempre adiado até hoje. Difícil muito difícil encontrar um FIM. Que as singelas imagens desse filme consigam transmitir um pouquinho da sede de viver e conviver que Salim Miguel esbanja nos quase 89 anos de vida.

Eu, meu pai e toda legião de amigos agradecem: Obrigado Salim Miguel!

Maktub!

Zeca Nunes Pires, cineasta.

Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT:UFSC

Nota: A equipe do documentário é composta por estagiários do Curso de Cinema da UFSC. Gustavo Remor Moritz e Anderson Brito estão neste trabalho desde 2009 nas áreas de filmagem e edição, além de Gustavo Triani, que iniciou neste ano na digitalização iconográfica do filme. A professora de tradução da UFSC, Luiciana Rassier, tradutora do livro de Salim Miguel “Primeiro de Abril” para a língua francesa, colabora como pesquisadora.

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