Ensaio – o amor não diz se é para sempre – Um presente de Natal –
Se o Natal já está nas ruas e praças a deslumbrar a vista e a nos seduzir com seu valor simbólico extraordinário, se as cidades respiram o clima mágico da época e adentram dezembro de dias luminosos e noites de verão deliciosas embaladas pela brisa suave que vem do mar, o novo filme de Tânia Lamarca – que fez seu lançamento nacional no último Festival do Rio e que estreou nos últimos dias de novembro em Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, São Paulo e Curitiba, seguindo para Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro na semana passada – deságua como uma chuva dadivosa e chega apresentando uma arte cinematográfica de grande qualidade e beleza estética.
Sem dúvida, um presente de Natal antecipado.
Tânia Lamarca, além da direção, assina a produção e o roteiro do filme ‘Ensaio’ – o amor não diz se é para sempre. Seu enredo narra os bastidores de uma companhia de dança contemporânea que ensaia o espetáculo “Amores Raros” sobre a saga épica da destemida Anita Garibaldi e seu amor por Giuseppe Garibaldi.Conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi – mulher amante e guerreira, companheira de todas as lutas até morrer aos 28 anos de idade, na Itália. Uma mulher que, premida entre a tradição e a paixão largou tudo, rompeu com seu pequeno mundo e seguiu Garibaldi, passando à história como “a heroína de dois mundos”– a mulher transformou-se num mito, e o mito colocou à sombra a mulher. O contexto histórico não é pano de fundo para desenvolver o enredo e sim o “ensaio”.
São personagens centrais da trama: Eva (Anita) e Daniel (Garibaldi) protagonizados pelos bailarinos brasileiros Lavinia Bizzotto e Bruno Cezario. Completam o elenco os atores catarinenses Chico Caprario, Antônio Cunha, Renato Turnes e, em participação especial, a atriz Ingra Liberato.
Trata-se de um filme com dança contemporânea, forte e expressiva, na sua linguagem corporal cênica e dramática que supera a palavra no diálogo dos personagens. Aqui, mais do que nunca, dançar é vida com toda a transversalidade possível entre seres humanos e sentimentos que se entrecruzam, não necessariamente de forma oblíqua.
“Ensaio”, filmado em Florianópolis (ilha de Santa Catarina), na histórica Laguna e em Buenos Aires(Argentina) em pleno inverno sulista sob as asas míticas do Vento Sul. Se desenrola em torno de Eva, personagem focada na sua profissão e na expectativa de dançar a história de Anita Garibaldi que vive uma tórrida paixão secreta por Daniel, sedutor bailarino argentino que interpreta o papel de Garibaldi, colocando em xeque o sonho da carreira. Durante os ensaios o casal de bailarinos extravasa na dança, no vibrante movimento corporal, todo o seu tormento.
O enredo do longa ‘Ensaio’ – o amor não diz se é para sempre compreende uma esmerada visão existencialista, das relações interpessoais que gravitam no mundo circundante em que Tânia Lamarca explora na construção do filme, deixando emergir os dramas secretos e evocando sentimentos próprios da natureza humana na arquitetura dos demais personagens.
Na coreografia da “morte de Anita” a performance dos bailarinos Eva e Daniel é simplesmente deslumbrante. A atriz bailarina Lavinia Bizzotto dança impregnada pelas personagens de Eva e Anita como se uma fosse extensão da outra, ou vice e versa. Dança o limite da vida das suas personagens, fortemente e suavemente, como uma a musa da dança Terpsícore.
O filme, um mundo transverso que surpreende na ousadia da proposta que tão somente deixa fluir o sentir pleno expresso na magia da dança sensual de Eva/Anita e na trama, que estabelece uma ponte de cumplicidade entre as duas mulheres amantes – a bailarina e a heroína – na vivência intensa do amor romântico ou na sua desconstrução, apontando outras formas de amar.
Afinal, o amor não diz que é para sempre.
Lélia Pereira da Silva Nunes