Dr. George Perry, Cientista luso-Americano e a sua importante contribuição na pesquisa sobre a doença Alzheimer
O Dr. Perry é Professor de Biologia e Decano da Faculdade de Ciências na Universidade do Texas em San Antonio, e um dos mais destacados cientistas a nível mundial, na área da Neurologia.
Os avós de Dr. George Perry são oriundos das ilhas do Pico e de Santa Maria, Açores, e emigraram para os Estados Unidos da América no início do século XX, radicando-se na Califórnia. Três gerações mais tarde, o Dr. Perry, crescendo num ambiente modesto de trabalhadores manuais, e com a ousada ideia de que iria ser um cientista “quando fosse grande”, ultrapassou todos os obstáculos que se lhe depararam, para ser o primeiro em toda a sua família a frequentar a universidade.
Este notável cientista tem feito contribuições muito valiosas e preeminentes na pesquisa relacionada com a doença de Alzheimer, e é o cientista luso-americano mais citado nos Estados Unidos. Em Dezembro de 2009, foi-lhe atribuída uma distinção invulgar ao ser eleito Membro Estrangeiro da prestigiada Real Academia de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales de Espanha http://www.rac.es/1/1_1.php.
Em 2010, o Dr. Perry foi eleito Membro Correspondente da Academia Mexicana de Ciências http://www.amc.unam.mx/.
Nesta foto, o Dr. George Perry cumprimenta Sua Alteza, a Rainha Sofia de Espanha, a qual se tem dedicado à causa da doença de Alzheimer, patrocinando um congresso anual sobre esta doença, e para o qual solicita frquentemente a participação do Dr. Perry.
Para além da sua prodigiosa actividade científica e profissional tanto a nível nacional como internacional, o Dr. Perry ainda consegue encontrar espaço para se dedicar a uma causa muito próxima do seu coração e inspirada pela sua própria experiência, de descendente de trabalhadores manuais nos Estados Unidos: a promoção da educação científica entre as crianças de populações imigrantes, minoritárias e menos privilegiadas. Um esforço que lhe tem trazido reconhecimento e condecorações a nível nacional.
O Dr. George Perry foi um dos descendentes de imigrantes portugueses que entrevistei, detalhadamente, para o meu estudo sobre a integração dos luso-americanos nos Estados Unidos.
Nota: Para mais informações sobre o Dr. Perry ver:http://en.wikipedia.org/wiki/George_Perry_%28neuroscientist%29
Dulce Maria Scott doutorou-se em Sociologia pela Brown University, Providence-Rhode Island. Presentemente é professora na Universidade de Anderson, Indiana-USA, e investigadora no Institute for Portuguese and Lusophone World Studies at Rhode Island College. Tem-se dedicado a pesquisas na área da imigração, raça e etnicidade nos Estados Unidos, tendo publicado e apresentado vários artigos sobre esta temática nos Estados Unidos e em Portugal. Dulce Maria Scott foi recentemente nomeda para “Board of Directors”, Indiana Academy of the Social Sciences, e é Assistant Editor of the Academy’s journal.
Dulce Maria Scott é natural de São Miguel, Açores e emigrou para os Estados Unidos aos 18 anos de idade.