Açores e Santa Catarina, identidades que se cruzam no tempo e no espaço. Nos Açores,o Sul do Brasil encontra o alargamento de seu passado e na açorianidade o seu patrimônio cultural, a seiva vital que nutre a raiz e rejuvenesce a cada geração.
As Ilhas fazem parte de nós de forma inequívoca.
A exposição fotográfica “Imagens Açorianas em Santa Catarina”do historiador José Arante Monteiro Filho,o Arantinho, traz à luz registros de uma história sócio cultural sobrevivente há 262 anos. Imagens que revelam traços de um passado que o tempo não apagou. Um sentimento de pertença que faz parte da nossa memória coletiva, uma herança viva que corre por artérias de afetos, que se abriga na alma da nossa gente.
O olhar do Arantinho é um olhar apaixonado por sua Florianópolis açoriana e de imenso orgulho de suas raízes. Um olhar herdeiro que reverencia, neste conjunto de fotos documentais, o bravo povo,nascido entre o mar indomável e as lavas vulcânicas, e que em 1748 conquistou as terras de seu destino: Santa Catarina. E na margem de cá escreveram uma nova história.
Imagens Açorianas em Santa Catarina em dezenove painéis fotográficos falam por si abraçando a nossa alma açoriana com um jeito bem nosso de Amar.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-
Florianópolis,15 de Maio de2010