Toda a equipa técnica e sua companheira do Comunidades, Lélia Pereira da Siva Nunes, cumprimentam a homenageada.
Aqui fica o momento, em vídeo, claro.
E a sua biografia, na página da Assembleia Legislativa Regional dedicada ao evento:
Irene Maria Ferreira Blayer
Irene Maria Ferreira Blayer nasceu no Concelho de Velas, em São Jorge, e vive no Canadá, desde 1977.
Licenciada em Românicas, completou o Mestrado em Linguística com ‘minor’ em Literaturas Iberoamericanas e doutorou-se na área de Linguística Românica, na Faculdade de Artes da Universidade de Toronto, em 1992.
É autora de uma vasta bibliografia sobre as suas matérias de estudo. As suas publicações incluem vários livros e uma inúmera selecção de ensaios académicos, dispersos por revistas especializadas e em livros.
É colaboradora habitual em revistas científicas nacionais e internacionais. Desde 1999, tem promovido a organização de vários congressos internacionais e colaborado na organização de colóquios, na Universidade de Brock, para a promoção da língua e cultura portuguesas.
É membro do Conselho Editorial de várias revistas académicas e tem trabalhado como consultora para editoras universitárias. É, ainda, avaliadora de manuscritos académicos, de propostas para investigação científica e de candidaturas externas a agregações e promoções académicas.
Tem apresentado várias comunicações e conferências em Universidades nacionais e internacionais e recebido bolsas para investigação científica.
Tem sido distinguida no âmbito da docência e investigação.
Recentemente, recebeu o prémio de excelência profissional pela Federação dos Profissionais e Empresários Luso-Canadianos e o Prémio COPA, por excelência académica pelo Congresso Nacional Luso-Canadiano.
Irene Blayer foi professora e investigadora em diversas Universidades. Desde 1995, é professora de Linguística Românica na Universidade Brock, tendo sido promovida a Professora Associada com agregação, em 1999, e a Catedrática, em 2006.
Nesta Universidade, não só exerceu funções de Directora do programa de Línguas Modernas, como tem introduzido programas curriculares. É co-fundadora do Centro de Estudos Internacionais e responsável pela implementação das disciplinas de Português, que integram o programa curricular de Línguas Modernas.
Em 2001, foi eleita, por votação unânime, para o Senado da Universidade, onde tem representado a Faculdade de Humanidades.