Nasceu e vive em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É ficcionista e ensaísta, com 17 livros publicados. Prêmios literários: Jabuti, Açorianos, Machado de Assis e Portugal Telecom de Literatura.
É Professor-Doutor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orienta pesquisas sobre a narrativa açoriana Pós-25 de Abril.
(Website: www.laab.com.br).
Escritor brasileiro, reconhecido e premiado, iniciou sua carreira com o romance "Um Quarto de Légua em Quadro" (já na sua 6ª edição) em que aborda a histórica saga açoriana por terras do Sul do Brasil, no século XVIII, mostrando que a mobilidade geográfica significou, também, um movimento do espírito, indomável, na reinvenção da vida no Novo Mundo, na conquista de sonhos e no desejo de realizá-los em terras do Brasil. Do lado de lá, o desenraizamento da terra açoriana fincada no Atlântico Norte e na margem de cá a nova raiz plantada e reimplantada, enraizada para sempre. Adaptado para o cinema (O diário de um Novo Mundo, de Paulo Nascimento) este primeiro trabalho abriu a comporta de uma levada fértil e uma produção literária, vigorosa, estética, de grande expressão tomou conta primeiro do Rio Grande do Sul e depois do Brasil.
No documentário, "O Códice e o Cinzel" do cineasta nordestino Douglas Machado que focaliza o pampa gaúcho traçando um paralelo com a literatura produzida pelo escritor, ao falar sobre a razão de fazer um filme sobre a vida e obra de Assis Brasil assim se expressou:"acreditamos que sua literatura abraça, com maestria, o Rio Grande do Sul e seu passado histórico inserindo-o como pano de fundo de seus romances."
Luiz Antonio de Assis Brasil é um gaúcho-açoriano tamanho é o seu amor pelo Pampa, seu torrão natal e pelo arquipélago dos Açores, a terra de seus antepassados. Dois universos que invadem a sua alma e se espalham na sua escrita.
Chega neste espaço da grande comunidade açoriana com sua voz elegante, gauchesca, açorianíssima vinda do Sul do Brasil e neste espaço deixa sua palavra, memória viva, na bonita crônica: "De como conheci Pedro da Silveira".