MEDALHA DE OURO DO MUNICÍPIO PARA FÁTIMA SEQUEIRA DIAS
A Câmara Municipal de Ponta Delgada entregou hoje, a título póstumo, a Medalha de Ouro do Município, numa sessão pública presidida por José Manuel Bolieiro, que encheu por completo o Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Presidente da autarquia, que entregou a distinção municipal ao filho da professora e historiadora, Rodrigo Sequeira Dias, considerou esta homenagem como um orgulho para a autarquia, afirmando ser “uma honra dar ouro a um coração de ouro”.
José Manuel Bolieiro sublinhou que o currículo de Fátima Sequeira Dias representa “a vida coletiva da Mulher” e que, por isso mesmo, a data escolhida pelo Município para esta homenagem tenha sido o Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala.
“Quando Fátima Sequeira Dias expressava pedagogia à volta do papel da Mulher na sociedade, também exprimia a sua açorianidade. Este é o reconhecimento de uma vida para que tenhamos sempre presentes os ensinamentos de ciência e afetividade de Fátima Sequeira Dias nos transmitiu” – acentuou.
Rodrigo Sequeira Dias agradeceu a homenagem do Município, a presença de todos quantos compareceram na cerimónia, mas sobretudo à “grande mãe” que foi Fátima Sequeira Dias.
A cerimónia começou com a passagem de um vídeo sobre a vida e obra de Fátima Sequeira Dias, no Salão Nobre, que se tornou pequeno para as muitas pessoas, entre familiares e amigos, bem como muitas entidades oficiais, que quiseram associar-se a esta homenagem da autarquia à professora e historiadora.
Na cerimónia foram lidas, por parte do Chefe de Gabinete da Câmara, Miguel Brilhante, algumas das muitas mensagens recebidas após a morte prematura de Fátima Sequeira Dias, vindas dos quatro cantos do mundo, evidenciando a amizade, a dedicação e dinâmica da historiadora.
Por outro lado, Natália Almeida apresentou o seu testemunho como professora de Fátima Sequeira Dias, referindo-se à homenageada como uma aluna “trabalhadora, criativa e inteligente, gentil e solidária”.
Já o Reitor da Universidade dos Açores, Jorge Medeiros, traçou o percurso académico e profissional de Fátima Sequeira Dias, recordando a sua “militância” em prol da condição feminina, a sua alegria e dedicação ao trabalho.
Rubens Pavão, Presidente da Comissão Municipal de Toponímia de Ponta Delgada, leu a proposta apresentada e aprovada pela Câmara para a atribuição da distinção, a título póstumo, à professora e historiadora da Universidade dos Açores.
A entrega da mais elevada distinção municipal de Ponta Delgada surge como homenagem a um nome que ficará para sempre ligado à História dos Açores, quer através de um intenso percurso académico, quer através da produção literária notável.
Fátima Sequeira Dias foi professora catedrática do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, onde se licenciou em História, em 1981, tendo ainda feito o mestrado em Economia do Desenvolvimento na Universidade Livre de Bruxelas, a pós-graduação em História da Europa Contemporânea no Instituto de Estudos Europeus de Bruxelas e a investigação no Centro de História Económica Marítima de Bergen e no Centro de Economia Internacional de Genebra.
Ainda na academia açoriana, exerceu funções de diretora do Curso de História, foi pró-Reitora para as Relações Universidade/Sociedade, presidente do Conselho Científico e do Conselho do Departamento de Economia e Gestão.
Fátima Sequeira Dias publicou duas dezenas de obras sobre a história económica dos Açores, estudando e divulgando instituições e empresas como a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o Ateneu Comercial de Ponta Delgada e o Aeroporto de Ponta Delgada ou a Casa Bensaúde, a Fábrica de Tabaco Micaelense, a SAAGA e a SATA.
Entre muitos outros, a professora e historiadora publicou ainda as obras “450 anos da Cidade de Ponta Delgada, “Dicionário Sentimental da Ilha de São Miguel” e “Os Judeus nos Açores nos séculos XIX e XX”.
Ponta Delgada, 8 de março de 2013
Gabinete de Comunicação
Lubélia Duarte