Narrativas em Metamorfose: Abordagens Interdisciplinares. (Orgs.), Blayer, Irene Maria F. e Francisco Cota Fagundes. Cuiabá: Cathedral Publicações, Universidade de Mato Grosso, 2009. (349 pgs)
Narrativas em Metaformose: Abordagens Interdisciplinares é um volume subordinado à temática da narrativa e identidade cultural e integra as seguintes secções: Narrativa e Escrita, Vozes Plurais, e Da Palavra e da Imagem. Os estudos compreendidos na primeira secção focam a narrativa oral e a sua representação na escrita; a segunda, a narrativa oral numa pluralidade de vozes e performance; e a terceira, a adaptação fílmica de narrativas escritas e a relação entre a palavra e a imagem visual. Estes ensaios são da autoria de especialistas em vários ramos das ciências humanas – da crítica literária, à crítica inter-artes, à sociologia, à antropologia, à linguística e ao folclore. Em geral, o volume oferece uma visão quantitativamente equilibrada que medeia entre as seguintes temáticas específicas: a narrativa fundacional; a representação da oralidade na obra de célebres escritores, como Camilo Castelo Branco; a representação da oralidade e a apreensão/confecção da identidade em contistas como o os portugueses Lídia Jorge e João de Melo, e o francês Bernard Giraudeau; reflexões teórico-críticas sobre a cronística de Eça de Queirós e Lobo Antunes; a presença do folclore (o provérbio) nos romances de José Saramago; a ficção inspirada por narrativas tradicionais; as narrativas de cárcere, exemplificadas pelas Memórias de um Sobrevivente, de Luís Alberto Mendes. São ainda abordados vários aspectos da tradição oral em algumas das suas manifestações /transformações: literatura de cordel portuguesa; o mito de Don Juan Tenório nas suas variantes orais/tradicionais e escritas; algumas relações entre escritura e gravura na literatura de viajantes do século XIX no Brasil; a noção de identidade pantaneira evidenciada em entrevistas efectuadas com residentes do Pantanal de Mato Grosso do Sul; histórias de vida de ex-militantes estudantis da Revolução brasileira de 1964 e sua pertinência para o conceito de identidade da parte dos entrevistados; relações palimpsésticas dos actuais contos de fadas para crianças e versões precedentes orais e escritas; e a representação da oralidade no conto moderno moçambicano. Na secção Da Palavra e da Imagem são enfocados a adaptação fílmica de Amor de Perdição; a relação literatura-cinema em romances de Lídia Jorge; e as adaptações cinematográficas, pelo cineasta Fernando Lopes, em momentos politicamente muito distintos, de romances de Carlos de Oliveira e José Cardoso Pires.
(excerto da Introducção)
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“Narrativas em metamorfose: oralidade, narrativas. Temas, textos, tramas, tessituras, artes, áreas que se amalgamam nas linhas traçadas, trançadas de forma coesa, entre as três partes de um livro que é um e muitos – Narrativas e escrita; Vozes plurais; Da palavra à imagem. Maestria dos organizadores – Irene Maria F. Blayer e Francisco Cota Fagundes – que “orquestram” um harmonioso concerto de vozes/textos sem que isso se espraie para um esfacelamento de sentidos ou se “pasteurize”. (Des)sentido.
Considero um título da mais alta importância não apenas pelo aspecto das múltiples abordagens (em fluxos interdisciplinares) mas também pela abrangência e competência com que se estabelecem as conexões possíveis do texto-voz/texto-letra/texto-imagem com o universo da tradição oral, das oralidades, do imaginário e das culturas populares e seus desdobramentos dos/nos estudos e áreas da cultura. Isso dá a percepção da efervescência e amplitude temática das narrativas (em movimento, em metamorfoses) para as mais diversas abrangências e possibilidades dos hibridismos, mestiçagens e imbricamentos que as narrativas vivas em vozes, cenas, letras, imagens podem acusar: causar-nos e, quem sabe, mudar…”
Mário Cezar Silva Leite
Universidade de Mato Grosso, Brasil
Mário Cezar Silva Leite é professor de Literatura Brasileira do Departamento de Letras/Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Literatura Brasileira pela Usp, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Puc de São Paulo. Idealizador da Coleção Tibanaré de Estudos Mato-grossenses. Como pesquisador participa do Centro de Estudos em Oralidade (CNPQ/Puc-SP) e do Grupo de Pesquisa em Oralidade e Ensino de Literatura (CNPQ/Uel), fundou e coordena o Grupo RG Dicke de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso (CNPQ-Ufmt). Foi coordenador do GT de Literatura Oral e Popular da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) de 2000 a 2004 e é desde 2003 o coordenador brasileiro do Núcleo Temático em Estudos Culturais da Brazilian Studies Association (BRASA). Atual Conselheiro de Cultura do Estado de Mato Grosso.