Noite de luzes,
letras e celebrações
A Academia Catarinense de Letras viveu um dia iluminado para comemorar os seus 95 anos, homenageando escritores que elevam e honram as letras da terra de José Boiteux.
Em sua premiação anual a ACL destacou autores que se revelam na arte literária e outros já consagrados no universo da literatura brasileira e catarinense – no conto, na crônica, na poesia, no romance – e homenageou o conjunto da brilhante obra daquele que já é um autor muito premiado, no Brasil e nas Américas.
Deonísio da Silva, doutor em letras e filólogo, com trabalhos já levados ao teatro, cinema e tevê, assinou algumas das obras mais marcantes das últimas gerações de criadores literários – entre as quais o sucesso de “Avante Soldados, Para Trás”, já precocemente um clássico da literatura brasileira, exemplo de noveau-roman na moderna ficção latino-americana, aplaudida por ninguém menos que o Nobel José Saramago.
“A mulher silenciosa”, “A Cidade dos padres”,”Orelhas de aluguel”, “Avante Soldados”, “Tereza D’Ávila” e o recém lançado e já traduzido na Itália “Lothe e Zweig” são romances com carreira e vida própria na literatura brasileira e além-fronteiras.
– Suas obras – também assinaladas por consagrados livros de contos como “A Mesa dos Inocentes”, “Livrai-me das tentações” e “Ao entardecer ele abraçava as árvores” – merecem este reconhecimento, que aqui se consuma e se materializa na maior honraria da literatura catarinense, o Prêmio Othon Gama D’Eça pelo conjunto do seu belo e meritório trabalho.
Avante Deonísio, para frente
===============================
Sérgio da Costa Ramos,escritor. Ilhéu, filho de tradicional família catarinense com raízes frondosas na Ilha Terceira. Membro da Academia Catarinense de Letras. Um dos mais festejados cronistas do Sul do País. Com um obra rica e muito profícua.