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Este conteúdo fez parte do "Blogue Comunidades", que se encontra descontinuado. A publicação é da responsabilidade dos seus autores.
Imagem de NORBERTO ÁVILA – O DIA EM QUE JOAQUIM BENITE E EU BARALHÁMOS JOSÉ SARAMAGO
Comunidades 01 ago, 2017, 23:18

NORBERTO ÁVILA – O DIA EM QUE JOAQUIM BENITE E EU BARALHÁMOS JOSÉ SARAMAGO

"E Saramago, estendendo-lhe a mão, não o reconhece e lamenta que a visita não seja dali a mais uns dias, estando já os ensaios numa fase de mais apuramento. (E eu traduzo esse pesar para alemão, embora ciente de que o pseudo-visitante germânico não entenderia uma única palavra.)"

O DIA EM QUE JOAQUIM BENITE E EU BARALHÁMOS JOSÉ SARAMAGO


Em 1980, ano particularmente celebrativo da morte de Luís de Camões, tinha o já famoso Grupo de Campolide (então sediado na Academia Almadense), em preparação uma obra dramática de José Saramago, sobre os últimos tempos do Poeta em Lisboa: “Que Farei com Este Livro?”

E acontece que certo dia, sendo eu visita frequente daquele espaço teatral – e até porque também ali estava programada uma peça minha naquela temporada: “Viagem a Damasco” – resolvi aparecer ao fim da tarde, um pouco antes da hora prevista para o ensaio. Mas não entrei diretamente na Academia. Entrei primeiro na pastelaria ali muito próxima, onde às vezes me encontrava com o Joaquim Benite e outros colegas seus do Grupo de Teatro. Surpresa das surpresas: ali estava o Benite, sim, senhor, só que a graciosa barba, que apesar de juvenil era espessa, lhe desaparecera do rosto por completo.

Festejámos, claro, a jubilosa e radical mudança do aspeto do encenador. E ele não tardou em dizer-me que o José Saramago era precisamente esperado dali a pouco, para assistir ao ensaio da sua peça. Pelo que me convidava a participar duma partida que desejaria pregar ao escritor. E logo traçou o seu plano. Era quase certo que ele, Saramago, longamente habituado a vê-lo copiosamente barbado, não o iria reconhecer.
 Competia-me então apresentar-lhe o Benite como um jovem encenador alemão, amigo meu, curioso de assistir ao ensaio daquela peça. E eu, embora timidamente, logo ali lhe inventei um nome germânico bastante verosímil: Wolfgang Schneider, ou algo assim. Mais: ensinei ao Benite uma frase alemã muito corriqueira: “Es freut mich sehr, Sie kennenzulernen”. (Tenho muito prazer em conhecê-lo.)

Dirijo-me então, com o Joaquim Benite, ao teatro, e logo no vestíbulo nos encontramos com o escritor, acompanhado de Isabel da Nóbrega, sua companheira de então. Ora, nem ele nem ela, realmente, reconheceram o encenador de “Que Farei com Este Livro?”. De modo que eu, com invulgar desembaraço, comunico ao escritor (longe ainda de ser “nobelizável”) que o Benite me havia autorizado a trazer comigo ao ensaio aquele “meu encenador alemão” – e logo ali lhe apresento o desbarbado personagem, o suposto Wolfgang Schneider.

Procedo então às apresentações e é então que o desbarbado engrola a frase alemã que eu lhe ensinara. E Saramago, estendendo-lhe a mão, não o reconhece e lamenta que a visita não seja dali a mais uns dias, estando já os ensaios numa fase de mais apuramento. (E eu traduzo esse pesar para alemão, embora ciente de que o pseudo-visitante germânico não entenderia uma única palavra.)

Foi então que ele, contemplando por um instante o ingénuo comportamento do escritor, lhe levou a mão ao queixo, num afago tremelicante, e lhe disse: “Ó José Saramago: sou eu, o Joaquim Benite.”

Desataram-se os risos no grupo, dirigindo-se para a sala de ensaio. E o melhor, certamente: mantiveram-se ao mesmo nível as nossa relações de apreço e amizade.

NORBERTO ÁVILA 

(www.norberto-avila.eu)
"Norberto Ávila é um dos mais reconhecidos, traduzidos e representados dramaturgos portugueses. Com perfeito domínio da técnica teatral, as suas obras representam o que há de melhor na nossa literatura dramática contemporânea. Nelas consegue uma plena vivacidade do diálogo, uma boa definição dos personagens, um humor inteligente e uma inegável riqueza poética. A diversidade temática percorre mitos da Grécia Antiga e da literatura mundial, mergulha nos temas bíblicos e da história de Portugal e penetra nos problemas político-sociais contemporâneos. Com formação humanista, procura nas suas obras escalpelizar relações sociais com o objectivo de provocar reacções transformadoras e construtivas. Os seus trabalhos têm sido representados por numerosas companhias portuguesas e estrangeiras. O texto mais conhecido, As Histórias de Hakim, foi traduzido em 16 idiomas e representado na Alemanha, Áustria, Checoslováquia, Coreia do Sul, Croácia, Eslovénia, Espanha, Holanda, Roménia, Sérvia e Suíça.  Pela qualidade da sua obra foi premiado 7 vezes, destacando-se o Prémio Manuscritos de Teatro (1962), o 1º prémio da Socidade Portuguesa de Autores atribuido à peça As Cadeiras Celestes (1975), o prémio da Associação Portuguesa de Escritores atribuido a Florânia ou A Perfeita felicidade (1987) e o prémio Natália Correia, para o primeiro livro de poemas Percurso de Poeta (1999). Para além de dramaturgo, é também romancista e poeta" .
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