Parece que foi ontem e já se passaram três anos desde o dia em que fomos surpreendidas com o honroso convite para fazermos parte de um projeto idealizado pelo Gabinete de Multimédia da RTP-Açores: Comunidades (http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/comunidades/), a Irene desde a encantadora Niagara-on-the- Lake, Ontário (Canadá), no hemisfério Norte e eu desde mágica Florianópolis, Ilha de Santa Catarina (Brasil), no hemisfério Sul.
Nascia um espaço voltado para acolher as expressões de transnacionalidade cultural e difundir a riqueza que encerra o universo da Diáspora Açoriana. Uma arquitetura ousada, inovadora que nos conquistou e nos envolveu totalmente . Assumimos um desafio. Um desafio que se agigantava pelo desejo de apresentar o melhor, de se transformar em referência para os colaboradores e para os milhares de leitores que nos visitam, de valorizar os conteúdos, os autores, a diversidade temática, o processo criativo, o sentimento de pertença, a identidade cultural, primando pela apresentação de cada post e a sua qualidade. Um desafio que se traduzia, também, na arte de conciliar os nossos compromissos profissionais, a nossa vida familiar e o Comunidades.
Lado a lado, semana a semana, fomos aprendendo a lidar com a tecnologia do blog com o inegável apoio do Gabinete Multimédia e configurando este espaço com o firme compromisso de divulgar e aproximar a grande comunidade açoriana e fazer ressoar por todas as latitudes as Vozes de representação mais significativa…
No próximo dia 25 de fevereiro,Comunidades celebra o seu terceiro aniversário. Em três anos inserimos cerca de setecentos e trinta e seis “posts” no cumprimento de uma missão que, se de um lado traz preocupação em manter a sua melhor qualidade, por outro gratifica e causa orgulho assiná-lo por cumprir o seu papel de divulgar uma riquíssima produção cultural que se alicerça nas nossas comunidades da diáspora e em outras de outras etnias e culturas.
Ao olharmos para os resultados desse esforço coletivo, sentimo-mos confiantes de que temos alcançado muitos dos objetivos discutidos no início deste projeto.
Aproveitamos este momento festivo e também de reflexão para agradecer a Direção da RTP-Açores e ao seu Gabinete Multimédia pelo concurso há três anos, e pelo contínua sustentação e acompanhamento.
Um grande abraço agradecido aos nossos colegas e amigos pelas suas contribuições e vontade de ser parte deste esforço colectivo. Um agradecimento igualmente se estende aos nossos leitores pelo seu interesse neste espaço, e pelo seu apoio incondicional. O seu público, bem como os seus comentários privados têm sido um incentivo na continuidade deste projeto.
Constatamos com imensa satisfação que para muitos dos nossos leitores as matérias postadas no Comunidades nos últimos três anos têm sido não só uma fonte de descoberta, como têm servido de referência adicional para continuar a busca pelo nosso mundo da diáspora.
E para além do que já foi dito sublinho e secundarizo as palavras da Irene quando diz que “nestes três anos o Comunidades reflete não só uma partilha de aprendizagem, conhecimento, enriquecimento de convivências e camaradagem como registra uma intensa relação de ideias, temas, sujeitos onde ressoam vozes que se remetem a uma pluralidade de espaços que assume uma dimensão de aberta projeção. E assim, resta-nos poder levar o Comunidades a uma agregação mais ampla de partilha e conhecimento.”
Lélia Pereira da Silva Nunes – Irene Maria F. Blayer
Para as próximas duas semanas estaremos postando mensagens em comemoração deste aniversário.