PENTEANDO A MEMÓRIA 20
CARLOS ENES
A visita régia do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia, em 1901, proporcionou momentos de grande entusiasmo popular até então inusitados e que, provavelmente, não foram ultrapassados por outras visitas de primeiras figuras do Estado.
Das imagens que nos chegam dessa visita, a mais conhecida será a da tribuna real, onde os monarcas assistiram à tourada à corda em São João de Deus. Inspirado no estilo oriental, o artista terceirense Abraham Abohbot, esmerou-se na sua conceção, com requintes que se refletiram nas parcas verbas dos organismos locais. Na mesma altura foi também recuperado todo o salão nobre da Câmara Municipal, que levou cortinados, papel de parede e outros adereços que ainda hoje lá estão em exposição.
(rua da sé)
O autor concebeu um amplo espaço com 9 metros de frente, por 4,5 de largura, com uma altura de 5,30, estando assente num pedestal de três metros. Ou seja, era uma bela sala com uma área de 40 metros quadrados. Na foto podemo-nos aperceber da volumetria, quando comparada com os edifícios que estão ao lado.
Na fachada principal, ao centro, foi implantada uma ampla arcada com varanda, ladeada por outras duas de menor largura. As mesas das varandas das três faces do pavilhão eram revestidas de pelúcia de seda carmesim. As pinturas exteriores e ornatos, assim como as arcadas e colunas que formavam as janelas, obedeciam ao estilo oriental da construção. Duas amplas arcadas laterais deixavam apreciar o panorama do arraial.
(Tribuna)
Nas janelas, caíam cortinados em peluche carmesim, destacando-se através deles os recortes dos panos das arcadas. O interior, paredes e tetos da tribuna, era forrado de finos estofos em azul, branco e grenat, cujas cores se combinavam artisticamente em pregas e em forma de xadrez. O pavimento estava coberto com uma alcatifa carmesim.
Havia um gabinete de toilete para D. Amélia, com decoração igual à da tribuna e com mobília antiga, vasos com begónias e orquídeas.
A escada que dava acesso à tribuna estava coberta por uma passadeira de veludo inglês e rodeada de palmeiras, fetos e outras plantas decorativas. Junto à galeria que circundava a tribuna, sobre a janela principal, foi colocado o escudo das armas portuguesas e o mastro onde flutuava o pavilhão real.
Os touros cumpriram a sua missão e os capinhas terceirenses deram a primazia aos marinheiros que acompanharam suas majestades para mostrarem as suas habilidades.
O programa incorporou muitas outras atividades, como passeios pela ilha, uma parada pecuária, visitas a instituições de caridade e festas mais privadas para as autoridades locais.
E para adoçar esta descrição convido o leitor a deixar a dieta de lado e a saborear uma queijada D. Amélia, cuja receita foi criada para este evento.