Postal de Natal 2014
Este ano, Querido Menino, Mensageiro da Paz, Partilha e Solidariedade, começo por agradecer por me teres dado forças e saúde para enfrentar as adversidades do dia-a-dia.
Querido Menino, vou ser repetitivo nos pedidos, mas, infelizmente, muitas pessoas estão a viver no limiar da pobreza e muitas famílias nem possuem uma sopa sequer, na noite da consoada. Outros, para manterem um posto de trabalho, passam por humilhações, isto até serem forçados a uma aposentação antecipada. Em alguns bancos e outras empresas, onde não existe consciência social, tenho muitos colegas e amigos nesta situação e outros, por não aguentarem a pressão, desvincularam-se ou foram despedidos compulsivamente.
Tudo isto por culpa de um “sistema de compadrio e promiscuidade”, que se apresenta disfarçado, liderado por minorias extremistas corruptas, com objetivos políticos e financeiros. Em muitos casos armando-se em defensores de quem trabalha. No entanto o objetivo é ter um lugar ao sol, copiando de quem criticam, a seu favor e de familiares, amigos e apaniguados, as mordomias, luxos, e esbanjamento, enquanto o vizinho do lado está a passar as maiores privações, fruto do desemprego!
Este ano e porque o ser humano é egoísta, egocêntrico, cobarde, temos mais irmãos a dormir ao relento, a esperarem por uma refeição quente, a revirarem os caixotes de lixo na procura de restos de refeições. Muitos que ontem eram doadores, hoje em dia são recetores!
É necessário, nesta quadra Natalícia que vivemos, que haja momentos de partilha, confraternização e reflexão, pensando em como podemos ser cada vez melhores e mais solidários uns com os outros. Julgo que é tempo de acabarmos com a miséria, a corrupção, as humilhações e as injustiças!
Este tempo é de Alegria! Tempo de abrirmos o nosso coração! Tempo de partilha, solidariedade e oportunidade para festejarmos com os amigos e os familiares a mensagem de Jesus!
Também é tempo de recordarmos os amigos que nos deixaram recentemente!
Este ano o Querido Menino, Mensageiro do Amor, voltou a surpreender-me, levando de junto de nós, primeiramente, o meu querido compadre David Belezo, grande animador dos convívios, sempre pronto a contar umas anedotas que não ofendiam ninguém, de seguida o meu amigo e excelente cantador de improviso Lupércio Albergaria, que sempre que foi solicitado,para causas sociais, deu o seu contributo com o melhor que sabia fazer que era o cantar ao desafio; mais recentemente, o meu querido amigo Tiago da Silva Medeiros (Tiago Plácido), empresário agrícola e comerciante, para quem qualquer negócio ou contrato, “mesmo de boca”, tinha o valor de um contrato escrito.
Acredito que o fizeste por entenderes que tinham cumprido a sua missão deste lado do Tempo e que as suas ausências nos farão crescer.
Um Feliz e Abençoado Natal a todos e votos de que possamos enfrentar mais um ano com espírito de partilha, solidariedade, coragem e muita esperança!
Afonso Quental
Açoriano de São Miguel,grande divulgador dos Açores,de seus fazeres e saberes.Incansável missivista no afã de levar as notícias dos Açores para o Mundo. Assina a página Alma Açoriana no Facebook.
Ao lado de Daniel de Sá foi responsável pela organização dos famosos Encontros Literários do Solar de Lalém,na Maia e recentemente reeditado
afonsoquental@hotmail.com
afonso.quental@sbsi.pt