DIAS DE MELO aborda nos seus livros, como Vitorino Nemésio, a profunda insularidade açoriana, desenvolveu alguns dos seus romances no Sul da ilha do Pico, em tempos de baleeiros, com o mar omipresente. Conviveu com Ferreira de Castro, Fernando Naroma, Urbano Tavares Rodrigues, Armando Côrte- Rodrigues e tantos outros. É a extraordinária dimensão literária de um dos maiores escritores açorianos, o maior da literatura baleeira, que justifica a promoção do Prémio Literário Nacional Dias de Melo que tem um significado de grande prestígio para a Literatura Açoriana.
O Prémio Literário Nacional Dias de Melo, promovido pela Câmara Municipal das Lajes do Pico e pela Ver Açor Editores, destina-se a galardoar, bienalmente, uma obra inédita ou editada no ano anterior, nas categorias de romance, novela, conto, crónica ou poesia, escrita em Língua Portuguesa.
O júri é composto por cinco personalidades de reconhecido mérito: Daniel de Sá, Isabel Pires de Lima, Luís Fagundes Duarte, Manuel Tomás e Maria de Jesus Maciel. Cada obra a concurso deverá ser enviada para a Câmara Municipal até ao dia 30 de Maio de 2012. O valor monetário a atribuir ao Prémio Literário Nacional Dias de Melo é de 5.000,00, sendo a obra editada ou reeditada pela Ver Açor Editores. O vencedor do prémio será anunciado na abertura oficial da Semana dos Baleeiros.
Câmara Municipal das Lajes do Pico / VER AÇOR EDITORES
—————–
www.veracor.pt
veracor@veracor.pt
tel/fax 296 684 926