É com grande pesar que vejo partir um grande homem da Educação de Portugal,que tanto fez pelo Ensino à Distância, pelo desenvolvimento de Novas Tecnologias da Educação, pela Universidade Aberta.
Homem de força e energia. Homem brilhante,inovador. Homem íntegro e leal as suas idéias e crenças. Um homem que nunca impôs fronteiras, e que fez do seu caminhar um diálogo plural em benefício do Ensino Superior. Um humanista!
Meu maior respeito e admiração ao ilustre Professor Doutor Armando Rocha-Trindade que, por onde passou, deixou o exemplo de trabalho,sabedoria e de coragem absoluta por tudo que lutava.
Lutou até o fim, com a maior dignidade.
Armando Rocha- Trindade,atravessou o Atlântico e na margem de cá,no Brasil, espalhou amigos,fomentou idéias,plantou sementes.
Daqui da nossa Ilha de Santa Catarina, de Florianópolis onde vivo e onde cá esteve muitas vezes,rendo minha homenagem de respeito,admiração e gratidão. Ao amigo, ao mestre ao grande educador.
À sua família,especialmente à querida amiga profa.Doutora Maria Beatriz Rocha-Trindade o penhor da solidariedade e a comunhão da saudade.
Lélia Pereira da Silva Nunes
Florianópolis, 29 de maio de 2009
Um Ser Humano raro e privilegiado pelas suas elevadas qualidades e pela sua não menos excepcional Companheira de vida foi a síntese que retive do breve convívio com o Professor Doutor Rocha Trindade. O seu mérito, a sua competência, o seu dinamismo e o muito que lhe ficou a dever o ensino superior só conheço de modo indirecto. Porém, tantos são os testemunhos de quem privou com o Professor, com o Homem, com o Amigo, que não posso deixar de curvar-me, em sincera homenagem, pela sua perda, certa, todavia, de que o seu espírito de bem-querer e bem-fazer continuarão connosco.
Homenagem que abrange a sua família e muito especialmente a Professora Doutora Maria Beatriz Rocha Trindade, por quem nutro a maior das admirações e um afecto indizível. O respeito e a consideração que este casal me mereceu, como par e individualmente, constituem uma referência de uma magnitude única e continuará a marcar a minha vida.
Sendo um lugar-comum, mas tão verdadeiro, deixo esta afirmação: há quem passe na nossa vida e há quem fique. O Professor Rocha Trindade seguramente ficou na vida dos muitos com quem se cruzou.
Alzira Silva
Horta,31 de maio de 2009