Programa do Colóquio Internacional Em torno de duas Repúblicas: 15 de Novembro de 1889 – 5 de Outubro de 1910 – Apresentação de Ernesto Rodrigues
"O centenário da instauração da República em Portugal, em 5 de Outubro de 1910, justifica um debate luso-afro-brasileiro, cuja dupla jornada, após um ano intenso de comemorações, inauguramos em 15 de Novembro.
A escolha desta data não é de acaso: além da primazia brasileira na mudança de regime (1889), algumas das figuras mais relevantes da revolução portuguesa nasceram no Rio de Janeiro, caso de Bernardino Machado, João Chagas, Sebastião de Magalhães Lima, entre outras. Foi também no Brasil que se refugiaram, temporariamente, intelectuais portugueses de renome, como Ramalho Ortigão, enquanto outros, como Carlos Malheiro Dias, decidiram aí viver até ao fim dos seus dias.
Neste contexto, é significativa a presença, em águas portuguesas, do cruzador São Paulo – o primeiro a saudar a República –, transportando o Presidente eleito do Brasil, Marechal Hermes da Fonseca, que a D. Manuel II oferece, no Palácio de Belém, o último jantar da Monarquia.
Acresce o interesse de brasileiros por Portugal antes e depois da República, traduzido em cronística e memorialismo, enquadrando uma realidade depois suportada por revistas comuns às duas margens atlânticas. Exemplo mais saliente foi o de João do Rio, ora visitando Lisboa, sobre que escreveu profusamente, ora co-dirigindo a revista Atlântida.
Também as repercussões do republicanismo luso-brasílico em África carecem de estudo aprofundado, pelo que requerem comunicações específicas. "
Ernesto Rodrigues
Comissão Organizadora