No próximo dia 28 de Maio de 2011, sábado, pelas 16,30 horas, a Livraria Culsete, em Setúbal, abrirá as suas portas para um encontro com o escritor açoriano Urbano Bettencourt, a propósito do seu mais recente livro, Que Paisagem Apagarás, (Ponta Delgada, Publiçor, 2010), um conjunto de textos narrativos. A sessão contará com a presença dos escritores Artur Goulart, Eduíno de Jesus, Olegário Paz e Onésimo Teotónio Almeida, que falarão sobre este livro e a restante obra de Urbano.
Autor com vasta obra publicada, onde a poesia e o ensaio literário têm lugar de destaque, Urbano Bettencourt publicou o seu primeiro livro, Raiz de Mágoa, em 1972, em Setúbal. Regressou a esta cidade dez anos mais tarde como docente de português e francês, tendo trabalhado na então Escola Secundária da Bela Vista. Volta agora para dar a ler uma obra de grande consistência literária, onde a intensidade poética, a ironia e a crítica se cruzam, construindo uma escrita literária muito singular.
Ilhéu bem agarrado às ilhas, não são muito frequentes as suas vindas a este lado do Atlântico, pelo que esta é uma das raras oportunidades para ouvir e trocar algumas palavras com Urbano Bettencourt.