Sobre o grupo de Filosofia da Universidade dos Açores quero salientar a informação que consta da Página de Novidades e Avisos, Universidade dos Açores
(http://www.dhfcs.uac.pt/noticia.php?id=1)
Reflexão sobre Mundividências da Açorianidade
“O Grupo de Filosofia da Universidade dos Açores continua a surpreender a sociedade civil e académica. Reduzido, mas extremamente dinâmico, este grupo de docentes de Filosofia organizou, com início em 2007/2008, dois mestrados, Filosofia Contemporânea: valores e sociedade (já com duas edições) e Ética da vida, e ainda dois projectos de investigação, a decorrer, um sobre Filosofia para Crianças e Jovens – CRIA e outro intitulado Reflexão Estética sobre a Mundividência da Açorianidade – REMA, apoiados pelo Governo Regional.
Na primeira área de investigação, a Universidade dos Açores organizou já quatro eventos do Dia Mundial da Criança, em colaboração com a Câmara Municipal de Ponta Delgada. O primeiro intitulou-se “A Magia do Pensar” (2006), o segundo ” o Recreio da Filosofia” (2007), “Porquê?” (2008) e “Apanhar Ideias” (2009) todos dirigidos essencialmente para as crianças que, deste modo, puderam ter o seu primeiro contacto com o mundo da Filosofia.
Depois de ter organizado um Simpósio Internacional sobre Filosofia e Estética: uma escola para os afectos” (Filosofia para Crianças), em Setembro de 2007, dirigido a todos aqueles que, de um modo geral, trabalham ou lidam com crianças, o grupo de Filosofia da Universidade dos Açores enfrenta um novo desafio – a organização de uma Conferência Internacional subordinada ao tema Reflexão sobre Mundividências da Açorianidade. Este evento pretende dar resposta à terceira fase do citado projecto REMA e tem por objectivo proporcionar o aprofundamento de temas relacionados com a açorianidade, o esclarecimento de problemáticas e o confronto de mundividências, de modo a que todos os participantes possam trabalhar para um objectivo comum: o esforço e o reforço da Região Autónoma dos Açores com cidadãos criativos, activos e conscientes, na construção de uma sociedade que se quer aberta e democrática.
A Conferência Internacional realizar-se-á na Universidade dos Açores, no dia 19 do corrente mês, com início pelas 9:30h, numa secção solene que contará com a presença do Magnífico Reitor. Irão estar reunidos, investigadores e especialistas de renome nacional e internacional, no contexto da consciencialização e problematização de uma Açorianidade ou Açorianidades…”.