—George Orwell
Resposta ao Sociólogo Rolando Lalanda Gonçalves sobre o Blogue Comunidades no seu estudo “Diáspora Açoriana no Canadá: Juventude, Comunidades Virtuais e Identidade”
Na apresentação do blogue da RTP Açores do canal de televisão público português
(http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/comunidades/) pode ler-se: Este blogue é sobre a perspetiva da distância, o olhar de quem vive os Açores radicado na América do Norte, na Europa, no Brasil, ou em qualquer outra região. É escrito por personalidades de referência das nossas comunidades com ligações intensas ao arquipélago dos Açores”.
O conteúdo deste blogue reflete a orientação geral dos websites oficiais nos Açores: destacar os “heróis” das comunidades de emigrantes e informar sobre o dia-a-dia nos Açores com o patrocínio da “Direção Regional das Comunidades”, a estrutura do Governo Regional orientada para o desenvolvimento de políticas de emigração dirigidas “às comunidades da diáspora”.
Este sistema de troca permite aos emigrantes de sucesso nas “comunidades da diáspora” um tipo de legitimidade conferida pelo reconhecimento por parte das organizações oficiais na terra de origem (Açores); por outro lado, permite às autoridades locais e regionais designar um interlocutor para lidar com “as comunidades da diáspora”.
Este blogue também tem uma missão importante: informar as comunidades sobre pobre a política, desporto, sociedade, economia regionais e sobre os maiores eventos produzidos pela RTP nos Açores (Televisão Regional)
Nome: Blogue; Tipo: RTP Website; Local: Portugal; Público: Emigrantes e académicos açorianos; Último acesso: 2012; Criação do website: na
(Lalanda-Gonçalves, R. VIII Congresso Português de Sociologia 40 anos de democracia(s): progressos contradições e prospetivas. “Diáspora Açoriana no Canadá: Juventude, Comunidades Virtuais e Identidade”. Universidade de Évora 14 a 16 de abril de 2014 http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0597.pdf).
Com que intuíto, o autor, professor universitário, e sobretudo um sociólogo, escreve sem conhecimento de causa ou sem a recomendada pesquisa empírica que referencie a realidade dos factos? Ou seja, como ousa apresentar um trabalho Académico baseado em "achismos", suposições, que renegam e desvalorizam os objetivos e a autenticidade da análise em questão: o Blogue Comunidades?
Por conseguinte, contrariamente ao que sublinha o texto de Lalanda-Gonçalves, ressaltamos que o objetivo do Blogue Comunidades não versa a projeção de “heróis”, não se trata de um fórum político, nem jamais publicou sobre desporto, economia regionais, política ou “eventos produzidos pela RTP nos Açores”:
O conteúdo deste Blogue reflete a orientação geral dos websites oficiais nos Açores: destacar os “heróis” das comunidades de emigrantes […]
Este blogue também tem uma missão importante: informar as comunidades sobre pobre a política, desporto, sociedade, economia regionais e sobre os maiores e eventos produzidos pela RTP nos Açores (Televisão Regional). (Lalanda-Gonçalves, 2014)
Trata-se de um espaço que se preocupa, única e exclusivamente, com a difusão pertinente e objetiva da produção literária, artística e expressões culturais açorianas e de interesse global. Este tem sido e continua a ser o primordial critério que preside à seleção dos textos publicados neste espaço desde a sua criação.
Neste imprescindível esclarecimento contestamos veemente a leitura:
…o conteúdo do blog reflete a orientação geral dos websites oficiais nos Açores: destacar os "heróis" das comunidades de emigrantes e informar sobre o dia-a-dia nos Açores com o patrocínio da "Direção Regional das Comunidades", a estrutura do Governo Regional orientada para o desenvolvimento de políticas de emigração dirigidas "às comunidades da diáspora". (Lalanda-Gonçalves, 2014)
Como interpretar as inconcebíveis suposições do texto de Rolando Lalanda-Gonçalves se dirigidas seriamente a todos quantos optaram por viver na diáspora? Neste sentido é preocupante ler afirmações como esta:
Este sistema de troca permite aos emigrantes de sucesso nas “comunidades da diáspora” um tipo de legitimidade conferida pelo reconhecimento por parte das organizações oficiais na terra de origem (Açores); por outro lado, permite às autoridades locais e regionais designar um interlocutor para lidar com “as comunidades da diáspora. (Lalanda-Gonçalves, 2014)
Apetece perguntar, se não se trata aqui de apreciações paradoxais e generalistas, subentendidas por uma legitimização alarmantemente crítica e grave em relação ao açoriano que opta por viver fora do espaço insular açórico? Denota-se um juízo que presume uma atitude paternalista e de discriminação em relação ao ‘outro’ que é “legitimamente” açoriano onde quer que viva, e independentemente da caracterização de "herói" de “emigrantes de sucesso nas “comunidades da diáspora”.
Este blogue também tem uma missão importante: informar as comunidades sobre pobre a política, desporto, sociedade, economia regionais e sobre os maiores eventos produzidos pela RTP nos Açores (Televisão Regional). (Lalanda-Gonçalves 2014)
O Comunidades possui uma existência própria que não se identifica com o que patenteia o estudo do professor Lalanda-Gonçalves.
Obra Citada
Lalanda-Gonçalves R. VIII Congresso Português de Sociologia 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. “Diáspora Açoriana no Canadá: Juventude, Comunidades Vistuais e Identidade”. Universidade de Évora 14 a 16 de abril de 2014.