,“Ruth Grieco Poetizando a Joalheria”
É o título do livro do jornalista e escritor parisiense Didier Brodbeck, que há três décadas dedica-se a publicar sobre o tema – Joalheria e Mercado de Luxo. É de sua autoria Bijoux – Le livre de 10 million de Euro, The emperor of Perls, Le miracle de la perle D’Or. Brodbeck foi o fundador da revista européia “Heure Magazine” e da famosa “Dreams”, francesa.
Desta feita seu olhar se volta para a designer de jóias Ruth Grieco e suas magníficas criações e o resultado aí está: uma obra de grande beleza, elegante, material gráfico da maior qualidade e um texto admirável, inspirado na sua arte criativa.
Tamanha é a riqueza do conteúdo na arquitetura do entrelaçar os dados biográficos da talentosa artista, que neste ano comemora 35 anos dedicados à joalheria, com a história cultural brasileira harmoniosamente ilustradas sobre papel couché. Como bem diz seu autor – “Meu único desejo é que, sobre papel couché, esta seja uma homenagem às criações de Ruth. E que, de nenhum modo, possa trair a maravilhosa personalidade de quem as imaginou.”
Editado em Paris e impresso em Hong Kong o livro foi apresentado em Paris , na HIP Galerie D’Art, e em Basel (Suiça), na Feira de Jóias Baselworld.
O lançamento oficial no Brasil acontecerá em Florianópolis, terra natal de Ruth Grieco, no próximo dia 22 de Maio,no Museu Histórico de Santa Catarina, Palácio Cruz e Sousa. A apresentação do mesmo ficará a meu cargo em atenção a um convite feito por Ruth Grieco.
Na oportunidade, do lançamento de Ruth Grieco Poetizando a Joalheria de autoria de Didier Brodbeck quero expressar o meu aplauso à catarinense Ruth Grieco, uma mulher com arte.
Um dia, Ruth deixou a Ilha e foi em busca do seu “Norte”. Como todo ilhéu carregou a Ilha dentro de si, o imaginário, o mar, a maresia, as gaivotas, os peixes, o marisco ,a estrela do mar, a laelia purpurata, a ponte Hercílio Luz – fetiche e portal para o mundo. Encontrou-o na Arte de Joalheria. Ali, deixou fluir livremente o dom da criação. Transformou as pedras brasileiras em jóias que encantam por seu designer inovador, elegante, romantico, por sua riqueza de detalhes e,sobretudo, por serem um registro precioso da cultura brasileira. Verdadeira expressão do nosso patrimônio cultural salvaguardado na Arte de Joalheria que Ruth Grieco, com magia, talento e competência inegável vem apresentando ao longo de sua trajetória profissional e artística há trinta e cinco anos.
Como catarinense e estudiosa da cultura popular brasileira, reverencio com respeito infinito a Arte maior de Ruth Grieco e a sua capacidade de transformar em jóias as belezas da nossa terra. Peças que falam da arte plumária indígena; dos costumes, da flora e da fauna, que revelam os tesouros do mar nos corais, conchas e mariscos,peixes; a sinfonia cromática dos pássaros, o folclore nas mais significativas manifestações da cultura popular brasileira. Uma poesia visual, um legado incomensurável no seu valioso registro.
Uma Arte de Joalheira reconhecida internacionalmente, premiadíssima e admirada por onde quer que apresente o seu fabuloso trabalho de designer. Também deve ser motivo de muito orgulho para a sua cidade natal. Embora, é verdade, muito de seus conterrâneos ilhéus nunca ouviram falar dessa catarinense que é destaque internacional por seu talento fabuloso e a beleza de suas criações. A 8 de março de 2003, Ruth recebeu da Prefeitura de Florianópolis o diploma de mérito “Mulheres com Arte”. Uma singela e justa homenagem a quem honra Santa Catarina com seu valioso trabalho.
Em boa hora Didier Brodbeck presenteia-nos com “Ruth Grieco Poetizando a Joalheria”. Ao folhear suas delicadas páginas embevecida com tanto zelo e beleza ouso afirmar que a catarinense Ruth Grieco é uma mulher com Arte que dignifica e identifica a terra brasileira. Pois, sua Arte é só BRASIL
Lélia Pereira da Silva Nunes
Florianópolis,Ilha de Santa Catarina
(foto:lançamento em Paris,acervo da Autora.)