A obra convida o leitor a ter um olhar mais atento para as Copas do Mundo. Não se trata apenas de uma competição futebolística. As Copas funcinam como metalinguagem. Ao falarmos da seleção, suas conquistas e derrotas, estamos falando também do Brasil e de seus dilemas.
“Copas do Mundo: Comunicação e Identidade Cultural no País do Futebol”, foi lançado pela Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ), no último Maio no Rio de Janeiro (RJ). O livro investiga qualidades supostamente intrínsecas do Brasil, que são analisadas junto aos momentos em que a Seleção Brasileira consolidou-se como paixão comum de todas as classes sociais. Esse olhar crítico é a proposta da publicação, organizada pelos professores Ronaldo Helal e Alvaro do Cabo.
O lançamento da EdUERJ reúne 15 pesquisadores que apresentam ensaios sobre nove Copas do Mundo e uma Copa das Confederações. Os eventos foram selecionados, principalmente, pelo critério da dimensão simbólica de seus resultados na imprensa e na sociedade brasileira.
Ao analisar diferentes tempos do futebol na Seleção Brasileira, o livro também trata do legado de cronistas como João Saldanha, Armando Nogueira, Nelson Rodrigues e ainda Gilberto Freyre. Este último, com a crônica “Foot-ball mulato”, publicada dois dias antes da final da Copa de 1938. Tornando-se o primeiro intelectual a relacionar o estilo de jogar da Seleção Brasileira aos traços culturais nacionais.
“Copas do Mundo: comunicação e identidade cultural no país do futebol” desperta uma viagem no tempo e uma reflexão sobre nossa memória. Recomendado para os estudiosos de comunicação, sociologia ou história. E para todos que desejam entender o futebol além das quatro linhas.
Livro discute identidade e futebol
Qual o papel do futebol na autoimagem do brasileiro?
Desde quando se atribui à seleção brasileira a missão de “defesa da honra nacional”?
Por que se aprende desde criança que o Brasil é “o país do futebol”?
Investigar qualidades supostamente inatas do Brasil não seria possível sem analisar os momentos em que a Seleção Brasileira consolidou-se como paixão comum de todas as classes sociais. Esse olhar crítico é a proposta de Copas do Mundo: comunicação e identidade cultural no país do futebol, organizado pelos professores Ronaldo Helal e Alvaro do Cabo.
(Release oficial da Editora da UERJ,Rio)