Dois livros sobre a história da imprensa e dos jornalistas que lutaram pelo prestígio e união dos profissionais serão lançados,amanhã, dia 02 de maio, às 19 horas, na Casa José Boiteux.
A primeira obra, do jornalista Moacir Pereira, tem por título “José Boiteux, Nereu Ramos, Altino Flores, Alirio Bossle e os 80 anos da ACI”. Além de resgatar a história da Associação Catarinense de Imprensa, desde sua fundação em 1932, o autor faz pelo menos duas revelações inéditas, obtidas em pesquisas na Biblioteca Pública. A primeira, a criação do Clube de Imprensa, em 1902, movimento liderado pelo jornalista José Boiteux, o maior intelectual catarinense em toda a história. A segunda, a atuação de Nereu Ramos, advogado recém formado, então com apenas 22 anos, participando em 1911 das comemorações dos 80 anos de fundação da imprensa catarinense, faz um pronunciamento de caráter profético, que ficou marcado na história. O prefácio é do jornalista Ademir Arnon, presidente da ACI, com comentário do jornalista Osmar Schlindwein.
A segunda, intitulada “História dos Jornais de Santa Catarina (1831-1948) tem por autores José Arthur Boiteux, Lucas Alexandre Boiteux e José Lupércio Lopes. Ambas com o selo da Editora Insular, de Florianópolis. Relatos minuciosos sobre os principais jornais do Estado são feitos pelos autores, cada qual relativo a um determinado período. O historiador e jornalista Jali Meirinho assina o prefácio.
Os dois livros estão lançados em comemoração aos 80 anos de fundação da ACI.
O evento é promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Academia Catarinense de Letras e Associação Catarinense de Imprensa.