O sopé que dá título a este livro é o ambiente que se desdobra ao pé e à vista da Serra do Rio do Rastro, no Sul catarinense. Ele é amplo, explica Flávio José Cardozo. Num plano mais imediato, está o Guatá, depois Lauro Müller e suas outras localidades, Orleans mais adiante e, numa licença sentimental que alonga poeticamente ainda mais o horizonte, todo o vale do rio Tubarão, cenário bucólico dos bem-aventurados que viajavam naquele sempre lembrado trem que já se perdeu. Nesse universo, do qual a Serra (“colossal e única”) era um marco distintivo com seus tropeiros e seu perfil encantado, o autor de Sopé nasceu e passou a infância. E o sopé do título fica sendo isso também, “meus singelos e preciosos anos básicos”.
FJC reúne aqui textos que foi escrevendo, em variados momentos, sob o impulso das lembranças. São vinte crônicas e dois contos. Nas crônicas, um punhado de temas circunstanciais ou episódicos, em sua maioria alegres, compõe um quadro que envolve a paisagem, a casa familiar, o grupo social, tipos humanos, costumes; nos contos, é trabalhada ficcionalmente uma realidade de sugestões líricas, mágicas e também dramáticas que se fizeram marcantes na região e no espírito do escritor. Pulsa no livro a força da evocação, da recordação solidária, do sentimento pelas coisas simples e ao mesmo tempo vitais – tudo isso convertido em apurada realização literária.
O leitor vai encontrar ainda em Sopé um acréscimo de qualidade: os desenhos de Tércio da Gama, que soube olhar com empatia e interpretar com inventividade a substância de cada texto. Palavra e imagem completam-se de um modo admirável.
Integrada ao contexto social e cultural que a viu nascer e com o qual permanentemente se identifica, a Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, através de sua editora, chamou a si a publicação de Sopé. Lança-o com grande prazer, por considerar que é um livro de vida e arte à altura, sob todos os aspectos, do rico espaço em que se inspira.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-..–.-
Notas: 1. Texto da orelha do livro. De autoria da Editora da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina;
2. Créditos: Arte da Capa – Desenho de Tércio da Gama e Arte da Ed.Unisul;
3. Foto de Danísio Silva.