Antes desta viagem, a única ilha que conhecia era São Miguel. Minha família é do Pico e São Jorge. Então, embora não fosse a minha primeira vez nos Açores, foi a primeira vez na terra da minha família. Por esta razão, esta viagem aos Açores foi muito especial para mim. A viagem permitiu-me ver lugares e encontrar pessoas sobre os quais só tinha ouvido falar.
O que fez o programa tão espectacular foram as pessoas que o organizaram. O governo fez um trabalho excelente por nomear pessoas que estavam prontas a informar e foram muito prestáveis. Estas pessoas fizeram um trabalho óptimo a mostrar-nos a beleza das ilhas. O governo fez um trabalho excelente também por encontrar-nos lugares muito confortáveis para ficarmos.
Nos Açores, cada pessoa que nós encontrámos foi muito agradável. Em toda a parte nas ilhas, experimentei o mesmo sentimento de comunidade que ainda se pode ver nas comunidades açorianas da Califórnia. A comida também foi muito espectacular, não consigo lembrar –me da última vez que comi tanto!
Todos os aspectos desta viagem foram muito agradáveis e estou muito agradecido por poder participar neste programa. Muito obrigado!
…………………………….
Querida amora do Faial,
Hoje, fui à volta da ilha e estava a pensar em ti. Eu sei que vives no Faial, mas se vamos começar uma família precisas vir para o Pico. Eu sei que gostas de muitas cores, então escrevi este poema para ti.
A ilha tem muitas cores
Embora o preto seja popular,
Há muitas outras cores
Nesta ilha do mar.
No campo à frente
Uma flor vermelha
E outra cor diferente
No interior da ilha
A vaca bronzeada
Ou o milho amarelo,
Dizem que é uma vista de nada,
Mas eu acho muito belo
Tudo na ilha tem cor
Então os olhos nunca têm dor
Eu sei que não sou Fernando Pessoa, mas espero que gostes do meu poema. Tu és a minha inspiração. Eu espero também que hoje o teu trabalho corra bem.
Até logo,
Jaime