Fagundes, Francisco Cota e Irene Maria F. Blayer, org. Tradições Portuguesas / Portuguese Traditions: In Honor of Claude L. Hulet. San Jose, CA: Portuguese Heritage Publications of California, 2007.
Como o seu subtítulo indica, trata-se dum volume em homenagem ao Professor Claude L. Hulet que, durante quase quarenta anos, foi professor de Português e Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. O Professor Hulet também foi, e continua a ser, o organizador do Congresso Tradições Portuguesas / Portuguese Traditions, um congresso que acaba de celebrar (2008) o trigésimo primeiro ano de existência, sendo, sem sombra de dúvida, o encontro sobre temática lusófona de mais longa existência na América. Claude L. Hulet tem feito enormes contribuições para a língua portuguesa e as culturas dos países lusófonos, como tem dado a oportunidade a centenas e centenas de estudiosos, em todos os graus da sua carreira, de apresentarem o fruto da sua investigação numa das mais prestigiadas universidades da Costa Oeste dos Estados Unidos. O volume celebra, pois, a notável contribuição dum professor americano cuja vida profissional se tem dedicado à promoção de variadíssimos aspectos da nossa língua e culturas, incluindo a cultura do povo dos Açores e das centenas de milhares de seus descendentes que residem de uma costa à outra dos Estados Unidos da América.
Tradições Portuguesas abre com uma mini-autobiografia do Professor Claude L. Hulet. Em resposta a uma pergunta concernente à sua filosofia de ensino, que se destinava a uma breve introdução ao volume, o Professor Hulet respondeu com uma série de e-mails eivados de reminiscências de carácter autobiográfico, que se prolongaram por um período de aproximadamente seis meses.
O volume está dividido em três secções dedicadas, respectivamente, às Tradições Brasileiras, área de especialização do Professor Hulet; às Tradições Portuguesas; e às Tradições Históricas e Linguísticas Portuguesas e Brasileiras. A secção brasileira compreende um generoso número de ensaios que medeiam entre "Vestígios da Idade Média na Ficção Romântica Brasileira," estudo da autoria do professor brasileiro da Universidade de São Paulo, Massaud Moisés, a estudos sobre Machado de Assis, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Regina Rheda e Patrícia Melo. A secção correspondente às Tradições Portuguesas inclui ensaios sobre Eça de Queirós, escritoras portuguesas olvidadas de princípios do século XX, Fernando Pessoa, Natália Correia, Jorge de Sena, António Rebordão Navarro, José Saramago, e dois ensaios dedicados à novelística de João de Melo – um sobre Gente Feliz com Lágrimas, outro sobre o seu romance mais recente, Mar de Madrid. A secção dedicada à cultura histórica e à linguística, contém onze ensaios, compreendendo-se entre eles estudos sobre o romanceiro cripto-judaico da autoria de Manuel da Costa Fontes; representações feitas por holandeses do Brasil dos séculos XVI e XVII por Darlene J. Sadlier, e um ensaio sobre "O Ensino do Teatro no Século XIX em Portugal," da autoria de Eugénia Vasques. Esta secção inclui ainda estudos dedicados à Revolta de Canudos, que inspiraria Euclides da Cunha, a imigração portuguesa para o Brasil, no século XIX, e, entre outros, um ensaio da autoria de Onésimo Teotónio Almeida, intitulado "On the Portuguese Struggle for Modernity – the Weight of the Past at Home and Abroad."
"Reúnem-se aqui pouco mais de duas dúzias de ensaios, cremos que todos eles suficientemente prestimosos para condignamente honrar o professor, colega e amigo que este volume pretende homenagear. Queremos, no entanto, fazer saber que estamos perfeitamente cônscios do facto de, neste volume, serem incluídos não só trabalhos de algumas das mais conceituadas figuras da crítica cultural e literária do mundo lusófono mas também alguns trabalhos de estudantes de pós-graduação. Confiámos que uns e outros contribuam para o enriquecimento deste volume que, pelo escopo da sua temática e pela variedade das abordagens compreendidas, constitui, de per si, uma outra homenagem ao Professor Claude L.Hulet, cujo exemplo de um Simpósio de Tradições Portuguesas, latu sensu, antecipou, por alguns anos, a nosso ver, o interesse pelos Estudos Culturais, tão em voga nos dias de hoje" ("Prefácio" 43).
Em nossa opinião, trata-se dum volume que, no amplo escopo da sua temática, no próprio facto de abranger variados aspectos das culturas e da língua dos dois países mais antigos de língua portuguesa – proporcionará ao leitor, espera-se, umas horas – ou uns dias – de informadora e enformadora leitura.
Irene Maria F. Blayer
30-07-2008
Cover design: Mário Cabral