“O blogue Comunidades regista o seu nascimento oficial a 25 de Fevereiro de 2008. Para já arranca com duas assinaturas, uma do Canadá e outra do Brasil, ambas com raízes profundas nos Açores. Ao longo do tempo este blogue registará outras participações, a partir das nossas comunidades.”
Gabinete Multimédia Açores,
25/2/2008
Dois dias depois, 27 de fevereiro, colocava online o meu primeiro post. Do outro lado do equador, a minha amiga e profissional competente Irene M. Ferreira Blayer começava o seu caminhar. Lado a lado, semana a semana, fomos aprendendo a lidar com a tecnologia do blog orientadas pelos incansáveis António Gil e Luciano Barcelos (RTP-Açores) e conquistando este espaço com o firme compromisso de divulgar e aproximar a grande comunidade açoriana e fazer ressoar por todas as latitudes as Vozes de representação mais significativa. Em um ano cerca de cento e cinquenta “posts” inserimos neste espaço, no cumprimento de uma missão que, se de um lado traz preocupação em manter a sua melhor qualidade, por outro gratifica e causa orgulho assiná-lo.
Neste momento, quero expressar o agradecimento à Direção da RTP-Açores e ao seu Gabinete Multimédia pelo honroso convite e em particular a Irene, pelo muito que temos partilhado no “nosso Comunidades”.
Enfim, nada neste mundo é por acaso… Como é de conhecimento geral a Irene nasceu nos Açores (São Jorge),Portugal e eu em Santa Catarina (Tubarão),Brasil. Hoje completo esta informação com um dado a ser comprovado e que merece uma investigação acurada no ramo familiar “Blayer”.
Enquanto eu pertenço a 7ª geração de uma família originária da Terceira, Pico e São Jorge,é muito provável que a Irene tenha entre seus antecestrais a figura do Dr.Jorge (Georg Carl) Bleyer, de pai alemão e mãe inglesa, médico, higienista e naturalista aqui chegado no séc. XIX e que desempenhou papel relevante na instituição da saúde pública em Santa Catarina.
Dr Jorge Bleyer como era conhecido,foi um dos pioneiros da medicina tropical, da antropologia e da arqueologia no Brasil e viveu no Planalto Catarinense onde casou com Adelaide Augusta Neves, teve 11 filhos, deixando uma enorme descendência. Algo há ser pesquisado com atenção, haja vista a impressionante semelhança física da Irene com os descendentes “serranos catarinenses” do benemérito médico que a conhecem e que também ficaram extremamente “espantados” com as semelhanças dos seus traços fisionômicos.
Fica a dúvida? Pode ter a Irene “um pezinho” no lado de cá? Se não for pelo Blayer pode ser pelos Ferreiras, pois…
Afinal, esta é a nossa grande Irmandade Atlântica e o Comunidades a sua grande Casa, uma porta aberta para o Mundo.
Para celebrar este um ano de atividades, uma VOZ dos Açores:Tomaz Borba Vieira,o pintor e o escritor, da Caloura.
Caloura, Água de Pau, Concelho da Lagoa, Ilha de São Miguel
(imagens:acervo Blog Comunidades)