Em sua II edição, o Congresso Internacional de Imprensa não Diária, realizado no ultimo final de semana (de 25 a 28 de setembro) sob a competente organização do jornal Portal da Ilha, leia-se aqui Walter Jorge Pereira Duarte, revelou toda a sua maturidade ao promover o debate sobre a Imprensa não Diária, reunindo nomes expressivos dos Meios de Comunicação de Portugal, Cabo Verde, Brasil e América. Quem não esteve lá perdeu um grande momento de conviver ou partilhar com a abundância de temas inovadores, paradigmas da comunicação social e de experiências que por dois dias desfilaram por diversos painéis e conferências na passarela mágica e de imensa beleza do Vale das Furnas.
O fim de semana prolongado até o domingo foi um tempo curto para o muito que se tinha a partilhar e debater seja sobre a realidade da Imprensa Regional, sob o ponto de vista dos jornalistas ou de quem faz o jornal – uma força viva no registro da vida social e política do lugar, na informação da notícia ou na formação do leitor – ou, seja em torno do tema central do Congresso: "Os media e a Economia do Conhecimento".
Um programa científico elaborado com esmero e profissionalismo oportunizou a intimidade com temas atuais e inovadores bem de acordo com as novas linguagens da comunicação social numa sociedade globalizada e ainda trouxe à baila preocupações e questões comuns ao cotidiano dos congressistas e palestrantes convidados.
A conferência de abertura, "Os Media na Economia do Conhecimento" coube ao ProfºDr. Luís Landerset Cardoso. O primeiro painel "A Economia do Conhecimento: O Catalizador -Imprensa;O Projeto "Repensar a Imprensa" foi apresentado por Dr.Carlos Reis Marques tendo como comentador o ProfºDr. Carlos Correia. O segundo painel abordou o tema "Políticas e Sociedade na Imprensa Regional tendo como moderador José Soares (MA), e comentadores o escritor e professor Dr.Vamberto Freitas (Univ.Açores), ProfªDra.Lélia Pereira Nunes (do Brasil e colaboradora na imprensa regional açoriana);Manuel Adelino Ferreira (Portuguese Times,USA)e o jornalista João Rosário (de Cabo Verde). O terceiro painel versou sobre "A Imprensa Regional e a Sociedade," sendo moderado pela jornalista Natacha Pastor (Terra Nostra) e apresentado pelo historiador Profº Dr.Carlos Cordeiro (Univ.Açores). No sábado, dia 27, Dra.Tereza Martins Marques ( do JL) apresentou o quarto painel subordinado ao tema Sociedade e Cultura na Imprensa em Portugal sendo moderador o Dr.José Carlos Vasconcelos (JL e Visão) e, comentador Dr.Ernesto Rodrigues (Expresso).
No domingo, pela manhã, foram apresentadas as conclusões do II Congresso e as expectativas para o III a se realizar em outubro de 2009. Na sequência, a Dra.Tereza Martins Marques com muita emoção falou sobre a trajetória de vida e literária da Profa.Dra.Adelaide Freitas, destacando a rica obra dessa grande e singular escritora açoriana até desembocar no seu novo trabalho "Nas Duas Margens:da Literatura Norte-americana e Açoriana"que, numa escrita escorreita, Adelaide oferece-nos um conjunto de textos e outros escritos sobre a literatura das duas margens atlânticas, apresentada pelo pulsar do companheiro de jornada,de vivências absolutas, Vamberto Freitas. A expressiva capa tem a arte assinada por Álamo Oliveira. Trata-se, sobretudo, de um livro de excelência gráfica e diagramação impecável editado pela Linhas e Círculos – Unipessoal Ltda. e produzido pela Nova Gráfica Ltda num trabalho de ótima qualidade. A organização do Congresso prestou homenagem ao poeta Eduíno de Jesus, ao escritor Luís Antônio de Assis Brasil, ao historiador Valdemar Mota e a escritora Adelaide Freitas por sua obra e contribuição inegável na difusão cultural dos Açores. As palavras de Dr.João Palmeiro da Associação Portuguesa de Imprensa e a bonita apresentação de um Coral juvenil do Concelho da Povoação encerrou com destaque esta II edição do Congresso Internacional da Imprensa Não Diária.
Quer pelo modelo organizacional que se insere, quer pelo temário e a dedicação sem limites de todos que aí labutaram,quer pelo êxito desta II edição que trouxe grandes nomes da Comunicação Social, fica a convicção que o Congresso está consolidado e veio para ficar.
Então, que venha a III edição!!!
Florianópolis,30 de setembro de 2008