No desfile da 96º Festa da Irmandade do Espírito Santo de San José da California e na missa solene da coroação, uma profusão de rainhas com suas capas e coroas marcam presença em representação as suas famílias, comunidades, associações e irmandades.
Muitas horas antes da procissão propriamente dita as “Yours Queens” se multiplicam pelo pátio da Irmandade do Espírito Santo de San Jose. Pequenas rainhas, grandes rainhas, sob o sol forte e intenso calor, descontraídas e encantadoras aguardam o momento que tomarão parte de um ritual secular em louvor ao Espírito Santo,uma herança de seus pais e avós que cruzou o Atlântico pelos caminhos da diáspora portuguesa, em especial da açoriana onde o Culto e a realização das Festas do Espírito Santo têm a sua maior manifestação.
Os trajes e capas ricamente bordadas dão a medida da importância que a celebração significa para as comunidades e com que alegria e orgulho as “queens” envergam ou assumem a tradição ao lado de seus familiares e amigos.
Caminhei por entre as “Queens” do Espírito Santo e fui registrando imagens que falam por si. Instantes de espera,momentos solenes das “Yours Queens” ciosas de seu papel perante toda a comunidade.
Olhá-las em seu esplendor, entre capas vermelhas, azuis e douradas, o triângulo da Santíssima Trindade,na alva pomba Divina, na felicidade da sua gente peregrina,na alegria brejeira dessas rainhas-filhas da boa gente açoriana que já não falam português mas percebem a força da tradição, me faz acreditar na sua permanência e sobrevivência.
Diante das “Your Queens” do século XXI, frutos da transnacionalidade dos festejos do Espírito Santo, não temo o futuro do culto e nem da celebração.
Porque elas e seu efêmero reinado são futuro!
Ei-las aqui:
Imagens:acervo Blog Comunidades