O estudo das artes plásticas em Santa Catarina tem que, necessariamente,tratar de Willy Zumblick e a sua excepcional obra,abrangente e de grande sentido humano.
Em Zumblick,uma história de vida e de arte não objetivou Lélia Pereira da Silva Nunes tão somente biografar o cidadão Willy Zumblick. Fê-lo mais, traçou uma completa e exaustiva cronologia com todas as múltiplas facetas daquele catarinense, e foi adiante no seu propósito: proporcionar ao leitor dados essenciais sobre a vida e a obra do artista.
Não se trata, pois, de um simples apanhado, mas de um aprofundamento visualizando os aspectos humanísticos.
O sentido humano do artista Willy Zumblick está estampado nos seus primeiros quadros, quando capta ação do povo simples do vale do Tubarão, e vai, pouco a pouco, abarcando horizontes mais largos, evocando não só a cultura popular – com as marcantes “Bandeiras do Divino” – e os grandes momentos da História Catarinense, até se dedicar a voos de maior amplitude, não só no sentido geográfico,mas notadamente,no artístico.
Tal obra, agora compendiada pela Socióloga Profª Lélia Pereira da Silva Nunes, sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, não traduz somente um estudo do grande artista, mas, principalmente, do catarinense Willy Zumblick.
Walter Fernando Piazza, historiador