Dos 42 casos apresentados ontem como suspeitos: 23 tiveram resultado negativo, cinco foram positivos e 14 aguardam colheita e/ou resultados.
Dos cinco casos positivo, quatro têm histórico e apenas um é associado à cadeia de transmissão local registada no concelho da Povoação.
Até às 00h de hoje foram registado mais 108 casos suspeitos, dos quais 9 nove já têm resultado negativo. Tiago Lopes frisa que este aumento deve-se à extensão dos testes. A Autoridade Regional de Saúde afirma que não estão a esperar pelo desenvolvimento de sintomas para proceder à recolha de amostras biológicas.
Assim sendo estão por apurar os resultados de 113 casos suspeito. Neste momento existem 2278 vigilâncias ativas.
Dez doentes estão internados: seis no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira, dois no Hospital da Horta e dois no Hospital do Divino Espírito Santo. Os restantes 37 casos encontram-se em contexto domiciliário. São 47 os casos positivos nos Açores.
Decorridas duas semanas do primeiro caso a situação na região é satisfatória tendo como comparação o contexto nacional, afirma Tiago Lopes. A situação na Povoação requer uma atenção especial para garantir que não foram desenvolvias outras cadeias de transmissão.
A região continua com 4 cadeias de transmissão primárias.
Foi decidido prolongar a quarentena a algumas pessoas devido ao contacto próximo com casos positivos. Tiago Lopes desmente a falta de teste no Serviço Regional de Saúde.
RTP/Açores