A cerca poderá manter-se no concelho do Nordeste, caso os testes em curso venham a dar positivo.
Numa conferência de imprensa, em Ponta Delgada, o presidente do governo regional anunciou medidas diferenciadas para São Miguel, para a Graciosa, para as ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira (que não registam casos de Covid-19 há 28 dias) e para as Flores, Corvo e Santa Maria, que nunca tiveram casos.
Em São Miguel, que está há oito dias sem casos, deixa de estar proibida a permanência na via pública e a 22 de maio abrem os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, exceto os restaurantes.
A 25 de maio, regressam as aulas presenciais para os estudantes do 11 e do 12 anos, que têm exames e abrem os serviços da administração regional.
A 25 de maio, regressam as aulas presenciais para os estudantes do 11 e do 12 anos, que têm exames e abrem os serviços da administração regional.
A Graciosa vai manter o estado de contingência até 31 de maio, o que implica manter encerrados os estabelecimentos comerciais, que só deverão abrir a 17 de maio, exceto os restaurantes e bares.
A 18 de maio abrem os serviços da administração regional.
O governo prevê, igualmente retomar retomar aulas presenciais nas disciplinas sujeitas a exame nacional do 11º e do 12ª anos.
Nas ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira abrem, a 6 de maio, infraestruturas, industrias e estabelecimentos comerciais, à exceção dos restaurantes e bares, que só abrem a 13.
Nestas ilhas, as aulas presenciais para o 11º e 12º ano reabrem a 18 de maio, uma segunda-feira.
O mesmo acontece com as praias e a pesca lúdica.
Nas ilhas das Flores, Corvo e Santa Maria, que nunca registaram casos, passa-se à situação de alerta e várias atividades abrem na segunda-feira, dia 4: