A ilha de São Miguel transforma-se este fim de semana num vibrante palco de encontro entre a arte e o pensamento.
O Simpósio da Bienal Walk&Talk, que decorre de sexta-feira a domingo, convida à reflexão crítica e à imaginação coletiva, sob o tema ‘Gestos de Abundância’.
Este evento, que faz parte da Bienal Walk&Talk 2025, traz aos Açores artistas, investigadores e coletivos de diversas origens.
O programa é rico em palestras, performances, workshops e conversas, pensadas para ampliar o debate sobre novas formas de coexistência, tanto entre humanos como com a natureza, valorizando os saberes locais e as perspetivas globais.
Entre os destaques, a historiadora Candace Fujikane abre o simpósio, seguindo-se Teresa Castro e debates sobre alimentação, justiça ambiental e a diáspora africana no Atlântico – haverá ainda workshops e caminhadas pelas ribeiras da ilha, focando a ecologia da água.
Nas artes performativas, o coletivo MALVA vai ‘Encantar lagoas’ nas Sete Cidades, e Joana Sá encerra o simpósio com uma performance inspirada na geologia açoriana.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, representando uma oportunidade única para os açorianos e visitantes participarem de um evento cultural de dimensão internacional que movimenta a ilha até 30 de novembro.