A última jornada do campeonato de Portugal vai decidir quem se mantém e quem desce de divisão. Sporting Ideal e Operário estão na luta pela salvação na série E da competição, com o Estrela de Vendas de Novas posicionado entre ambos e igualmente na corrida pela permanência.
O Sporting Ideal soma 32 pontos e está acima da linha de água e precisa ganhar ao tranquilo Casa Pia para assegurar a manutenção sem depender de terceiros. Se empatar ou perder, tem de esperar que o Estrela de Vendas de Novas empate ou perca no terreno do Olhanense para se manter a salvo.
Nestas contas também está o Operário que recebe o vencedor da série, Farense. A tarefa não se afigura fácil mas os fabris só podem pensar na vitória e esperar que Sporting Ideal ou Estrela de Vendas escorreguem. Outro resultado que não seja o triunfo, sela a despromoção do coletivo da Lagoa.
Outro cenário que não está afastado é a possibilidade de Operário e Sporting Ideal descerem. Tal só se verificará se ambos perderem, sendo que neste caso ao Estrela de Vendas Novas bastará um empate para igualar os leões da Ribeira Grande na classificação e trocar de posição por terem vantagem no confronto direto.
À entrada para a derradeira jornada do campeonato de Portugal o Sporting Ideal é 10.º classificado com 32 pontos, à frente do Estrela de Vendas Novas (31) e do Operário (30).
Na série D, as contas estão fechadas, pelo que Praiense (joga no terreno do Loures), Sporting Guadalupe (defronta, fora, o Caldas) e Lusitânia (recebe o Sintrense), cumprem calendário na despedida do campeonato de Portugal, época 2017/18. Todos os encontros estão agendados para a tarde de domingo.
Acácio Mateu