A Tarifa Açores vai aumentar 1 euro – para 61 euros – uma vez que este apoio às viagens interilhas para residentes vai passar a ser atualizado conforme a inflação, revelou hoje o Governo Regional.
Entre as conclusões do Conselho do Governo dos Açores está a aprovação da resolução que atualiza o subsídio aos passageiros residentes no arquipélago nas viagens interilhas: “Através da resolução agora aprovada, atualizam-se os valores do subsídio em benefício do passageiro residente na Região, de acordo com a taxa de inflação apurada pelo Instituto Nacional de Estatística relativo ao ano civil anterior”, explica o Governo.
No caso de passageiros adultos, o valor máximo da tarifa passa para 61 euros (em vez de 60) numa viagem de ida e volta – e de 35 euros para viagem de ida; no caso das crianças e bebés, o valor passa a ser de 46 e 13 euros, respetivamente.
Na resolução do Conselho do Governo, a despesa com o subsídio vai ter um limite orçamental de 10 milhões de euros em 2026 – a entrada em vigor dos novos preços está dependente da publicação da resolução em Jornal Oficial.
A Tarifa Açores entrou em vigor em junho de 2021 e foi uma das bandeiras de José Manuel Bolieiro durante a campanha das Eleições Regionais de 2020.