É oficial. Os quatro últimos classificados do Campeonato de Futebol dos Açores vão descer aos campeonatos de ilha no final da temporada.
Além das descidas diretas dos 9º e 10º classificados, já ocupadas por Madalena e Calheta, também serão despromovidos os 7º e 8º classificados, devido às descidas de Angrense e Praiense.
Enquanto a equipa de Angra do Heroísmo já tinha o destino traçado há várias semanas, esta tarde foi a vez da formação da Praia da Vitória também deixar o Campeonato de Portugal, ao perder em casa com o Vasco da Gama da Vidigueira, por 0-1, no jogo decisivo da última jornada da 1ª fase.
Este resultado deixa o Marítimo sem margem de erro, estando a equipa da Graciosa "obrigada" a vencer os três últimos jogos do Campeonato dos Açores, onde também o Ideal, Lajense e São Roque lutam pela permanência.
A primeira "final" da equipa de Ricardo Afonso será já na Vila das Lajes, no próximo domingo, às 11 horas, enquanto o São Roque recebe o Sporting Ideal, às 15 horas.
O Sport Clube Marítimo subiu à extinta Série Açores da III Divisão, com uma vitória por 2-0 ao Lajense, em 2005/06, mantendo-se até à época de 2008/09.
Em 2012/13 a equipa de Santa Cruz da Graciosa voltou a subir à Série Açores da III Divisão, transitando para o Campeonato de Futebol dos Açores na época de 2013/14.
Nas anteriores 9 edições do campeonato, o Marítimo só ficou abaixo do 5º lugar nas épocas de 2015/16 (2º classificado do grupo da manutenção) e 2019/20 (também 2º lugar do grupo da manutenção).
A melhor classificação obtida pelos azuis e brancos foi um honroso 2º lugar no Campeonato dos Açores de 2017/18.