O Centro Cultural da Ilha Graciosa exibe na próxima sexta feira, às 21h30, o filme "A Forma da Água".
Início da década de 1960. Elisa Esposito é uma rapariga muda que trabalha como funcionária de limpeza num laboratório de segurança máxima em Baltimore, EUA.
A sua vida altera-se quando ali chega um humanóide anfíbio capturado nos mares da América do Sul que é mantido em cativeiro e usado em vários testes laboratoriais.
Com o passar do tempo, Elisa começa a afeiçoar-se a ele e entre os dois surge algo muito parecido com amor. Quando os cientistas decidem usá-lo como cobaia num programa espacial, ela resolve salvá-lo. Para isso, terá a ajuda de Zelda e Giles, os seus mais fiéis amigos…
Com realização do mexicano Guillermo del Toro ("O Labirinto do Fauno"), segundo um argumento seu e de Vanessa Taylor, conta com Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins e Octavia Spencer nos papéis principais.
Distinguido com o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza e dois Globos de Ouros nas categorias de Melhor Filme e Banda Sonora, "A Forma da Água" recebeu também o prémio Darryl F. Zanuck para melhor filme do ano, o galardão máximo do Sindicato de Produtores de Hollywood (PGA – Producers Guild of America). Com 13 nomeações para os Óscares, arrecadou quatro: melhor realizador, filme, banda sonora e direção de arte.