Realiza-se no próximo fim de semana a última festa de verão na Graciosa, sendo que o calendário festivo de 2018 só termina com a Festa de Santa Luzia, a 13 de dezembro.
Este domingo, 16 de setembro, a Paróquia de Santa Cruz celebra a Senhora da Boa Nova e São Pedro Gonçalves, padroeiro dos pescadores.
A Eucaristia Solene realiza-se pelas 17 horas na Ermida do Corpo Santo, seguindo-se procissão com a Filarmónica Recreio dos Artistas.
A procissão terá o percurso do ano anterior, seguindo pela rua do "mar", Rua das Flores e Rua Carlos Manuel Pereira Vidinha. No regresso irá junto ao "cais novo" da Calheta.
A ermida situada no largo do Corpo Santo, do século XVII, alberga as Imagens da Senhora da Boa Nova (apresenta na mão direita uma pomba branca do Espírito Santo) e de São Pedro Gonçalves, ambas de 1925, e uma Imagem mais antiga de Santo António de Lisboa (na mísula direita do retábulo).
A Festa de São Pedro Gonçalves já foi das mais importantes da Graciosa, ligada à atividade piscatória e à indústria da baleação.