Este conteúdo fez parte do "Blogue Graciosa Online", que se encontra descontinuado. A publicação é da responsabilidade dos seus autores.

Acidente no mar – VÍDEO

Antigo presidente da FPAS faleceu enquanto mergulhava na Graciosa

João Gomes Pedro era Presidente da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), quando a Graciosa recebeu em 2004 o primeiro Campeonato Nacional de Fotografia Subaquática. 

Habilitado como instrutor de mergulho, manteve sempre a ligação à ilha que visitava todos os anos.  
Nesta quinta-feira sentiu dificuldades ao iniciar a descida para uma actividade de mergulho recreativo com mais 2 praticantes. 
O acidente ocorreu a 180 metros a norte do Ilhéu da Praia, a uma profundidade de 20 metros. 
Socorrido pelos elementos que o acompanhavam, chegou ao Porto da Praia às 14h24, onde já se encontrava uma ambulância acionada pelo 112. 
O óbtido foi declarado na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa por volta das 14h30.  
Gomes Pedro tinha 70 anos de idade.
Homem do mar e das atividades subaquáticas, dedicou-se de corpo e alma ao desenvolvimento destas atividades, sempre com empenho e dedicação, quer como instrutor, dirigente associativo e também como Presidente da Federação. 
Também a ele se deve o arranque das competições subaquáticas na Graciosa. 
As causas da morte serão determinadas pela autópsia.