Texto publicado hoje pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Mateus sobre a época balnear:
"É sempre com enorme dedicação e responsabilidade que ano após ano iniciamos os preparativos para a abertura da época balnear, pois sabemos da importância que a zona balnear da Praia tem para a nossa Freguesia e para a ilha Graciosa.
Com condições propicias para banhos, não nos podemos esquecer que é a ilha com menor índice de humidade do ar e com menor nebulosidade em todo o Arquipélago dos Açores, não nos podemos esquecer que a conjugação destes dois fatores e a excelente qualidade das zonas balneares, é um dos nossos pontos fortes para o desenvolvimento turístico.
Manter a praia operacional, agradável e convidativa para os locais e veraneantes que chegam à nossa Ilha, exige a esta autarquia esforço, dedicação e alguma criatividade, tendo em conta toda a área envolvente e até as condições atmosféricas.
A remoção de sargaços é uma constante no início e decorrer da época balnear, exige disponibilidade de mão de obra e meios logísticos para efetuar essa tarefa até mesmo ao fim de semana.
Na envolvente da praia, efetuamos a limpeza da cantaria e pintura da muralha secular, que protege a Rua do mar. Renovamos algumas floreiras e plantas ornamentais, renovamos as sombras e espreguiçadeiras.
Após consulta à Direção Regional de Saúde, iniciamos o processo de conceção do espaço do bar da Praia, com um preço base de licitação de quinhentos euros, tendo comparecido dois interessados, dando-se inicio da concessão a um de julho.
O Município de Santa Cruz da Graciosa disponibilizou um nadador salvador de quinta-feira a domingo para efetuar vigilância, tendo em conta que são os dias de mais afluência à zona balnear.
Anualmente, a Direção Regional dos Assuntos do Mar procede à monitorização da qualidade das águas balneares costeiras identificadas e também de águas balneares costeiras não identificadas. Para este efeito, define um programa de monitorização e um calendário de amostragem.
Embora a qualidade da nossa água seja muito boa, não atingimos a pontuação de excelência ao longo de três anos consecutivos, razão pela qual impossibilita que o município candidate a praia a bandeira azul. A última vez que obteve esse galardão foi em 2014. Já é tempo das entidades responsáveis pela qualidade da agua das zonas balneares aprofundarem as causas e avançarem com as ações necessárias para corrigir os possíveis focos de poluição que não permitem obter a qualidade de excelência.
Convictos que a única praia da Ilha Graciosa tem uma importância fulcral para a economia e imagem da nossa Freguesia bem como da nossa Ilha, tudo faremos para a manter com a qualidade de excelência para que todos possam disfrutar deste magnifico espaço. Continuação de um bom verão e Bons banhos.
O Presidente da Junta
Manuel José Ramos"