A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa aprovou ontem uma proposta do Presidente Manuel Avelar que atribui um subsidio extraordinário às coletividades e associações do Concelho, no âmbito das dificuldades acrescidas para manter a atividade.
Este apoio extraordinário será no valor de 25% sobre o montante já concedido a cada coletividade no início do verão.
Importa recordar que os habituais apoios atribuidos pela autarquia no final do ano, foram antecipados em 2020 devido à pandemia. Ou seja, a autarquia fez a transferência dos apoios em jullho.
Assim, o montante total dos apoios concedidos pela Câmara Municipal às coletividades e associações em 2020 é de 16.334,50 euros.
OS TRÊS GRANDES
Na reunião desta quinta-feira o executivo camarário aprovou também a minuta dos contratos a estabelecer com os 3 clubes que competem no patamar regional.
Ao abrigo destes contratos o Sporting de Guadalupe e o SC Marítimo irão receber 22.500,00 euros pela participação das equipas no Campeonato dos Açores de Futebol na época 2020/21, enquanto o Santa Cruz SC, que tem a equipa de seniores femininos na divisão A2 de Voleibol, irá receber 13.000,00 euros para a época que começou em setembro.
Durante a discussão, o vereador do PSD, António Reis, propôs que os valores dos contratos também sofressem um acréscimo de 25%, conforme a autarquia procedeu com as outras coletividades.
O Presidente da Câmara disse que irá analisar essa possibilidade antes de ser tomada uma decisão, tendo a Vice-presidente considerado a hipótese de acréscimo apenas em 2021, uma vez que os contratos são relativos à época desportivo em curso.
No entanto, Conceição Cordeiro sublinhou que, a conceder apoios extraordinários àos 3 clubes em competições regionais, teria de ser também concedido aos clubes que competem localmente e que estão privados das receitas de bilheteira e de eventos culturais que estão suspensos.