Caros Munícipes,
Estamos a viver tempos difíceis. Trata-se de uma situação extraordinária, motivada pelo surgimento dapandemia da COVID-19, que levou ao estado de emergência nacional em que nos encontramos agora e que,provavelmente, perdurará por mais algum tempo. Na verdade, o tempo que for necessário paraconseguirmos travar a propagação do surto.
Infelizmente e apesar de todos os esforços que têm sido feitos para o evitar, quer pelas autoridades, querpelos próprios cidadãos, esta doença manifestou-se também na nossa ilha, onde foram, até hoje de manhã,identificados 3 casos positivos. A estas pessoas, nossas conterrâneas, e às suas famílias, endereçamos anossa solidariedade e desejamos uma rápida recuperação.
Ainda que estes casos tenham sido importados e não se tenha verificado até ao momento transmissão local,a situação da Graciosa mudou e é perante esta nova realidade que temos de agir.
Desta forma, apelo veementemente ao reforço do civismo e da responsabilidade coletiva. Peço a cadapessoa que faça a sua parte, adotando um comportamento ainda mais generoso e solidário, para que todosjuntos consigamos evitar a disseminação deste surto na nossa ilha, que, como sabemos, poderia terconsequências devastadoras, devido às suas características muito particulares. Vivemos numa ilha com umadimensão muito reduzida, em que todos contactamos uns com os outros, todos vamos aos mesmos sítios ea população é maioritariamente envelhecida.
Mais do que nunca, é fundamental que cada um de nós respeite as orientações e determinações dasautoridades de saúde!Nesse sentido, pelo nosso bem, das nossas famílias, dos nossos amigos, da nossa comunidade, reitero:
Fiquem em casa.
Só vão à rua em casos de extrema necessidade.
E quando for mesmo preciso sair, evitem aglomerados de pessoas.
Procedam à regular higienização das mãos.
Com serenidade e determinação, estou certo de que somos capazes de vencer esta batalha!Antes de terminar esta mensagem, dirijo uma palavra de enorme gratidão a todas as pessoas, sem exceção,que têm de continuar a trabalhar, em diversas áreas, para garantir os serviços essenciais à restantepopulação, estando, assim, mais expostos aos riscos.
A Câmara Municipal reformulou a sua atuação, a fim de conseguir, de forma segura, continuar a fornecer àpopulação os serviços essenciais de águas, recolha de resíduos e limpeza de contentores e vários espaçospúblicos. Estamos também, todos os dias, disponíveis para apoiar cada um dos concidadãos da Graciosa aultrapassar esta fase, para que, como tanto ansiamos, voltemos à nossa rotina normal, o mais brevementepossível.
Um abraço.
Manuel Avelar Cunha Santos