O projeto-piloto Bola Mágica já está no terreno e irá chegar a 44 escolas, entre elas a Escola Básica e
Secundária da Graciosa (EBS Graciosa), e a mais de 1600 crianças de todo o País.
Nesta primeira fase,
vão ser recolhidos elementos científicos que permitirão avançar de forma mais abrangente a todo o
Continente e ilhas no próximo ano letivo.
vão ser recolhidos elementos científicos que permitirão avançar de forma mais abrangente a todo o
Continente e ilhas no próximo ano letivo.
Integrado no Plano Estratégico da FPF ‘Futebol 2030’, este projeto-piloto vai decorrer, a partir desta 2.ª
feira e até 31 de março, no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componente de
Apoio à Família 8CAF) no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
feira e até 31 de março, no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componente de
Apoio à Família 8CAF) no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Sessões lúdicas de atividade física-desportiva de uma hora, que têm a bola como elemento fundamental,
estruturam uma oferta que não se restringe ao futebol, evitando desta forma que as crianças se
especializem desde cedo numa só modalidade.
estruturam uma oferta que não se restringe ao futebol, evitando desta forma que as crianças se
especializem desde cedo numa só modalidade.
As sessões que compõem o projeto foram pensadas por uma equipa multidisciplinar formada por três
professores da FPF – André Seabra, José Guilherme Oliveira e Júlio Costa – e dois elementos externos –
Professor Carlos Neto e Professora Susana Vale – apoiada por um Conselho Consultivo e um Conselho
Multidisciplinar que integram a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Direção Geral da
Saúde, a Direção Geral da Educação e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.
professores da FPF – André Seabra, José Guilherme Oliveira e Júlio Costa – e dois elementos externos –
Professor Carlos Neto e Professora Susana Vale – apoiada por um Conselho Consultivo e um Conselho
Multidisciplinar que integram a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Direção Geral da
Saúde, a Direção Geral da Educação e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.
Para analisar o impacto do projeto na saúde das crianças estão envolvidas quinze instituições de Ensino
Superior responsáveis por realizar testes de competência motora nos grupos piloto e controlo, antes e
depois do projeto, através de uma bateria de testes chamada Motor Competence Assessment.
Superior responsáveis por realizar testes de competência motora nos grupos piloto e controlo, antes e
depois do projeto, através de uma bateria de testes chamada Motor Competence Assessment.
A equipa
das instituições de Ensino Superior são lideradas pelos professores Luís Paulo Rodrigues e Rita
Cordovil.
Arménio Pinho, diretor da FPF responsável pelo projeto, define os objetivos do projeto: “Pretende-se
oferecer um programa lúdico com foco no ‘brincar’ que possibilite aumentar os níveis de atividade física e
de felicidade das crianças envolvidas, respondendo assim aos baixos níveis de prática de atividade física
que se verificam em Portugal”.
das instituições de Ensino Superior são lideradas pelos professores Luís Paulo Rodrigues e Rita
Cordovil.
Arménio Pinho, diretor da FPF responsável pelo projeto, define os objetivos do projeto: “Pretende-se
oferecer um programa lúdico com foco no ‘brincar’ que possibilite aumentar os níveis de atividade física e
de felicidade das crianças envolvidas, respondendo assim aos baixos níveis de prática de atividade física
que se verificam em Portugal”.
Além disso, refere ainda, com este projeto-piloto “estarão disponíveis uma série de sugestões de exercícios que permita uma melhor organização das sessões práticas de Atividade Física e Desportiva
nas AEC e CAF, tendo em conta o impacto que o aumento da atividade físico-desportiva em crianças do
1º ciclo tem na suas capacidades coordenativas, felicidade e bem-estar, aptidão aeróbica, composição
corporal e saúde mental”.
nas AEC e CAF, tendo em conta o impacto que o aumento da atividade físico-desportiva em crianças do
1º ciclo tem na suas capacidades coordenativas, felicidade e bem-estar, aptidão aeróbica, composição
corporal e saúde mental”.
Fonte: FPF