Os números revelam a grande participação dos graciosenses no carnaval.
Este ano os 8 clubes da Graciosa apresentaram 22 fantasias com o total de 600 participantes.
A tradição mantêm-se e tem evoluído na dança e nas coreografias. Os clubes optaram por voltar às origens e confecionam os trajes recorrendo às costureiras locais.
Nas fantasias de grupo vive-se um carnaval mais divertido que já começa nos ensaios. Criam-se laços de amizade e o grupo já fica de um ano para o outro.
O carnaval da Graciosa contagia quem gosta da musica e da dança. Ninguém fica indiferente. No caso do Sporting de Guadalupe, nem o Padre da Freguesia perde esta festa com características únicas.
No carnaval da Graciosa já não há concursos nem competição. Mas há orgulho nos clubes representados e uma enorme vontade de fazer sempre melhor.
Além das apresentações no próprio clube, as fantasias de grupo participam num festival de carnaval que há 30 anos enche o pavilhão desportivo.
Mas para a maioria das fantasias, a grande noite é a do domingo gordo. Os grupos correm a ilha de autocarro, visitam e atuam nas sedes de todos os clubes. Os salões brilham na festa mais popular da Graciosa.