Este conteúdo fez parte do "Blogue Graciosa Online", que se encontra descontinuado. A publicação é da responsabilidade dos seus autores.

Cantar à Luz – VÍDEO

4º Festival Pautas de Luz realizou-se no fim de semana

O Festival Pautas de Luz surgiu há 5 anos. 
Tal como na Ribeira Grande, com a Senhora da Estrela ou no Pico, na Senhora das Candeias, os graciosenses cantam à Senhora da Luz.
Este ano coube ao Agrupamento de Escuteiros da Luz abrir o Festival, sendo a primeira noite dedicada aos cantares tradicionais, também com o Agrupamento de Escuteiros da Freguesia de Guadalupe. 
O Festival teve ainda vários momentos e participações especiais. Logo na primeira noite com o músico graciosense Serafim Silva. 
A segunda noite foi dedicada às filarmónicas, com a participação de 3 das 4 bandas graciosenses: a Filarmónica União Popular Luzense, a filarmónica união e Progresso de Guadalupe e a Filarmónica Recreio dos Artistas, de Santa Cruz. 
Outra participação especial veio da ilha de São Jorge. A maestrina Marla Monteiro que esteve na 1ª edição, desta vez dirigiu o Ensemble Instrumental, uma variante da Orquestra Jose Damião de Almeida, sendo convidado o solista graciosense Henrique Silva
A organização também promoveu no fim de semana um workshop vocal, com Marla Monteiro, destinado aos coralistas. Aliás, a última noite foi dedicada aos coros. 
A organização cumpriu mais uma vez os objetivos apesar das dificuldades e da proximidade do carnaval que nesta época do ano ocupa os graciosenses em muitas atividades. 
Só em 2018 não foi possível cumprir esta iniciativa que vai na 4ª edição. O primeiro Festival Pautas de Luz realizou-se em 2016. 
Reportagem emitida no AÇORES HOJE