COMUNICADO Nº9 DO IPMA:
Hoje, às 18:00 UTC (01 de Outubro), o furacão Lorenzo – categoria 2 na escala de Saffir-Simpson*, encontrava-se a aproximadamente 620 km a sudoeste da ilha das Flores, deslocando-se para nordeste a uma velocidade de 41 km/h.
Mantendo-se as previsões da trajectória o centro do furacão deverá passar com categoria 1, na próxima madrugada (dia 2 de Outubro), a aproximadamente 100 km a oeste das Flores afetando especialmente o grupo Ocidental. Contudo, todo o arquipélago sentirá efeitos do furacão Lorenzo.
Desta forma, prevê-se:
Grupo Ocidental – vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 km/h (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva por vezes FORTE e ondas de sul passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 25 metros.
Grupo Central – vento sudoeste com rajadas até 160 km/h, períodos de chuva e ondas de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre 9 a 12 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 22 metros.
Grupo Oriental – vento sul rodando para oeste com rajadas até 100 km/h, períodos de chuva e ondas de sudoeste com altura significativa 7 a 9 metros.
(Novo comunicado será emitido dia 02 de outubro às 10h00 (Hora local dos Açores).
INFORMAÇÃO ESTRADAS
A Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, através da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações, decidiu, de forma preventiva, condicionar o trânsito em diversos troços de estradas regionais em várias ilhas dos Açores, devido à passagem do furacão Lorenzo.
Assim, a partir das 00h00 de quarta-feira e até que as condições meteorológicas o permitam, o trânsito estará condicionado, devendo apenas circular viaturas de emergência e moradores, quando estritamente necessário, nos seguintes troços:
Na Graciosa:
1) Ramal da Estrada Regional n.º 2-2.ª de acesso ao túnel e caldeira, no concelho de Santa Cruz da Graciosa.